Recursos tecnológicos na educação em enfermagem

Autores/as

  • Lucia Tobase Escola de Enfermagem da USP
  • Ana Paula Dias França Guareschi Escola de Enfermagem da USP
  • Marcos Antonio da Eira Frias Escola de Enfermagem da USP
  • Claudia Prado Escola de Enfermagem da USP
  • Heloisa Helena Ciqueto Peres Escola de Enfermagem da USP

Palabras clave:

Enfermagem, Tecnologia, Informática em Enfermagem

Resumen

Objetivo:

Identificar a utilização dos recursos tecnológicos na educação em enfermagem. Método: Investigação exploratória e levantamento dos trabalhos apresentados no III Simpósio Internacional de Informática em Enfermagem. Resultados: A maioria dos temas abordados foi sobre práticas pedagógicas, EAD e objetos de aprendizagem, aplicados nas áreas de ensino em Enfermagem e educação permanente, procedentes de universidades públicas da região Sudeste, investigando acadêmicos, profissionais de enfermagem e enfermeiros, utilizando o relato de experiência como metodologia predominante. Conclusão: É essencial que o enfermeiro saiba avaliar criticamente o conhecimento produzido, a informação comunicada e como efetivamente poderá ser aplicada, na educação, na gestão ou na prestação do cuidado em enfermagem, pois a ciência é a base fundamental nessa produção.

Biografía del autor/a

Lucia Tobase, Escola de Enfermagem da USP

Enfermeiros. Mestres em Enfermagem, Doutorandos em Ciências pelo PPGEn da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – EEUSP, São Paulo – SP, Brasil. Membros do Grupo de Estudos e Pesquisas de Tecnologia da Informação nos Processos de Trabalho em Enfermagem – GEPETE – EEUSP

Ana Paula Dias França Guareschi, Escola de Enfermagem da USP

Enfermeiros. Mestres em Enfermagem, Doutorandos em Ciências pelo PPGEn da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – EEUSP, São Paulo – SP, Brasil. Membros do Grupo de Estudos e Pesquisas de Tecnologia da Informação nos Processos de Trabalho em Enfermagem – GEPETE – EEUSP

Marcos Antonio da Eira Frias, Escola de Enfermagem da USP

Enfermeiros. Mestres em Enfermagem, Doutorandos em Ciências pelo PPGEn da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – EEUSP, São Paulo – SP, Brasil. Membros do Grupo de Estudos e Pesquisas de Tecnologia da Informação nos Processos de Trabalho em Enfermagem – GEPETE – EEUSP

Claudia Prado, Escola de Enfermagem da USP

Enfermeira. Professora Associada do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – EEUSP, São Paulo-SP, Brasil. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas de Tecnologia da Informação nos Processos de Trabalho em Enfermagem – GEPETE – EEUSP.

Heloisa Helena Ciqueto Peres, Escola de Enfermagem da USP

Enfermeira. Professora Doutora do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – EEUSP, São Paulo-SP, Brasil. Líder Grupo de Estudos e Pesquisas de Tecnologia da Informação nos Processos de Trabalho em Enfermagem – GEPETE – EEUSP

Publicado

2013-09-26

Cómo citar

Tobase, L., Dias França Guareschi, A. P., da Eira Frias, M. A., Prado, C., & Ciqueto Peres, H. H. (2013). Recursos tecnológicos na educação em enfermagem. Journal of Health Informatics, 5(3). Recuperado a partir de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/218

Número

Sección

Artículo Original

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