Serious Game desenvolvidos na Saúde: Revisão Integrativa da Literatura

Autores/as

  • Samira Candalaft Deguirmendjian Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (PPGEnf/ UFSCar)
  • Fernanda Maria de Miranda Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (PPGEnf/ UFSCar)
  • Silvia Helena Zem-Mascarenhas Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (PPGEnf/ UFSCar).

Palabras clave:

Jogos de Vídeo, Desenvolvimento Tecnológico, Saúde

Resumen

A tecnologia educacional, relacionada aos avanços tecnológicos e computacionais facilita o aprendizado. Neste sentido, o uso de serious game (jogo sério), jogos que possuem propósitos e conteúdos específicos, podem ser uma estratégia na educação em saúde de adultos e crianças. Este estudo objetivou identificar os serious game desenvolvidos e/ou validados na área da saúde no Brasil, publicados em periódicos nacionais. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados LILACS, SciELO e BDENF. A amostra foi constituída por 23 estudos. Os resultados revelaram que as publicações na linha de pesquisa tecnológica de jogos educativos aplicados à saúde são um campo ainda em crescente expansão. Reconhecer as necessidades dos usuários é essencial para planejar e implementar novas tecnologias de acordo com as demandas especificas.

Biografía del autor/a

Samira Candalaft Deguirmendjian, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (PPGEnf/ UFSCar)

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Fernanda Maria de Miranda, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (PPGEnf/ UFSCar)

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Silvia Helena Zem-Mascarenhas, Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (PPGEnf/ UFSCar).

Professor Associado do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (PPGEnf/ UFSCar).

Publicado

2016-08-22

Cómo citar

Deguirmendjian, S. C., Miranda, F. M. de, & Zem-Mascarenhas, S. H. (2016). Serious Game desenvolvidos na Saúde: Revisão Integrativa da Literatura. Journal of Health Informatics, 8(3). Recuperado a partir de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/410

Número

Sección

Revisión

Artículos similares

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a