Potencialidades e fragilidades dos ambientes virtuais de aprendizagem no ensino em enfermagem: revisão integrativa

Autores/as

  • Fernanda Almeida Fettermann Universidade Norte do Paraná
  • Gabriela Fávero Alberti
  • Cleton Salbego
  • Roberto Luiz Kist

Palabras clave:

Educação, Enfermagem, Educação a distancia

Resumen

Objetivo: Conhecer as evidências científicas disponíveis na literatura sobre as potencialidades e fragilidades dos ambientes virtuais de aprendizagem utilizadas no ensino em enfermagem. Método: Revisão integrativa realizada em bases de dados na área da saúde em setembro de 2015. Os descritores utilizados foram: educação; educação à distância; enfermagem. Resultando em 15 artigos. Resultados: Os ambientes virtuais no ensino em enfermagem potencializam o desenvolvimento da autonomia dos alunos, estimulam a interação e troca de conhecimento, são ambientes motivadores da aprendizagem e importante para capacitação profissional. Como fragilidades a carência de informações, desatualização dos conteúdos, limitações de manuseio nas plataformas e menor contato entre os alunos, o que implica na fragilização da prática de trabalho em equipe. Considerações finais: Essa metodologia não substitui as relações orgânicas entre sujeitos e deve possuir caráter complementar a outras metodologias de ensino a fim de evitar o distanciamento entre o profissional e paciente e entre profissionais.

Publicado

2017-11-27

Cómo citar

Fettermann, F. A., Alberti, G. F., Salbego, C., & Kist, R. L. (2017). Potencialidades e fragilidades dos ambientes virtuais de aprendizagem no ensino em enfermagem: revisão integrativa. Journal of Health Informatics, 9(4). Recuperado a partir de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/513

Número

Sección

Revisión

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