TICs para jovens com transtorno autístico: uma revisão da literatura

Autores/as

  • Filipe Andrade Bernardi Universidade de São Paulo
  • Vinicius Costa Lima Universidade de São Paulo
  • William Dias Ferreira Universidade de São Paulo
  • Domingos Alves

Palabras clave:

Transtorno Autístico, Equipamentos de Autoajuda, Tecnologia

Resumen

Crianças e adolescentes portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam um déficit na comunicação e na interação social que dificultam o engajamento em atividades sociais durante a infância e as demais fases da vida. O uso de tecnologias assistivas (TA) e de tecnologias da informação e comunicação (TIC) pode contribuir com a promoção do crescimento pessoal, bem como auxiliar e facilitar as ações de pais e de profissionais. Este estudo tem como objetivo verificar o uso das TICs como forma de tecnologia assistiva no processo de desenvolvimento cognitivo e social de crianças e adolescentes autistas. A partir de uma revisão integrativa da literatura dos últimos seis anos, foi realizada a leitura criteriosa dos títulos e resumos onde foram selecionados e incluídos 8 artigos completos. Grande parte das aplicações desenvolvidas possuem como propósito auxiliar as interações sociais, apoiar no controle de emoções do indivíduo e melhorar habilidades comunicativas. Assim, o uso das TICs, de forma flexível e individualizada e com a assistência de profissionais da saúde treinados, podem estimular significativamente a evolução de crianças e adolescentes autistas.

Publicado

2019-08-10

Cómo citar

Andrade Bernardi, F., Lima, V. C., Ferreira, W. D., & Alves, D. (2019). TICs para jovens com transtorno autístico: uma revisão da literatura. Journal of Health Informatics, 11(3). Recuperado a partir de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/682

Número

Sección

Revisión

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