ChatGPT na Odontologia: uma revisão de escopo

Autores

  • Cláudia Batista Mélo Universidade Federal da Paraíba
  • Matheus Victor de Carvalho Rufino Universidade Federal da Paraíba
  • Alice Brito Cavalcanti Universidade Federal da Paraíba
  • Letícia Regina Marques Beserra Universidade Federal da Paraíba
  • Eduarda Gomes Onofre de Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Ligya Monteiro Soares Universidade Federal da Paraíba
  • Livia Ayres da Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Eduardo Dalle Piagge Filho Instituto Federal do Ceará
  • Clauirton de Albuquerque Siebra Universidade Federal da Paraíba
  • Carmem Silvia Laureano Dalle Piagge Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1352

Palavras-chave:

Odontologia, Saúde bucal, ChatGPT

Resumo

Introdução: O uso da inteligência artificial (IA) ganha espaço na vivência clínica odontológica. O ChatGPT é uma ferramenta que utiliza a IA para formular respostas que auxiliam nas decisões no momento do atendimento. Objetivo: Realizar uma revisão de escopo da literatura sobre o uso do ChatGPT na Odontologia. Método: Trata-se de uma Revisão de Escopo que teve como base a estrutura metodológica recomendada pelo Joanna Briggs Institute (JBI) para scoping review, Reviewers Manual 2019 e o PRISMA-ScR. Para a fase de seleção dos estudos, foram utilizados o EndNote e o Rayyan. Resultados: Foram encontrados 35 estudos, dos quais, após as etapas de seleção, restaram 8 para serem analisados como parte do trabalho. Conclusão:  O ChatGPT pode ser utilizado como ferramenta auxiliar para o cirurgião-dentista, porém, seu uso deve ser controlado, respeitando sempre o conhecimento clínico e científico do profissional que esteja à frente do atendimento.

Biografia do Autor

Cláudia Batista Mélo, Universidade Federal da Paraíba

 Professora Doutora, Departamento de Clínica e Odontologia Social, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Matheus Victor de Carvalho Rufino, Universidade Federal da Paraíba

Graduando do curso de Odontologia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Alice Brito Cavalcanti, Universidade Federal da Paraíba

Graduando do curso de Odontologia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Letícia Regina Marques Beserra, Universidade Federal da Paraíba

Graduando do curso de Odontologia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Eduarda Gomes Onofre de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Ciências Odontológicas, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Ana Ligya Monteiro Soares, Universidade Federal da Paraíba

Graduando do curso de Odontologia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Livia Ayres da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Graduando do curso de Odontologia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Eduardo Dalle Piagge Filho, Instituto Federal do Ceará

Mestre/Professor, Instituto Federal do Ceará, Canindé, Ceará, Brasil.

Clauirton de Albuquerque Siebra, Universidade Federal da Paraíba

Doutor/Professor, Departamento de Informática, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Carmem Silvia Laureano Dalle Piagge, Universidade Federal da Paraíba

Doutora/Professora, Departamento de Odontologia Restauradora, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Referências

da Silva KTM, de Souza VJS, Spinelli MFG de M, do Nascimento LB, da Silva JS, Costa LF, Marques JA, Santiago AP de A da C e S. O Uso da Inteligência Artificial como Contribuição Informativa dos Padrões de Artigos Científicos e suas Normas na Educação Superior Através do ChatGPT. Rev Contemp [Internet]. 2024;4(1):4055-81. DOI: https://doi.org/10.56083/RCV4N1-221

Machado FC, Oliveira LC, Silva DLM, Carvalho T de A, Novais VR, Menezes M de S. Teleorientation with the use of digital tools to assist dental care in a time of the COVID-19 pandemic: an integrative literature review. RSD [Internet]. 2021;10(6) DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15663

Peres F. A Literacia em Saúde no ChatGPT: Explorando o Potencial de Uso de Inteligência Artificial para a Elaboração de Textos Acadêmicos. Cien Saúde Colet [Internet]. 2023;29:e02412023 DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5658

Oliveira JS, Neves IBS. Artificial Intelligence, ChatGPT and Organizational Studies. Organ Soc [Internet]. 2023 Jul [citado em: 24 de mai de 2024];30(106):388-400. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-92302023v30n0013pt

Tanaka OM, Gasparello GG, Hartmann GC, Casagrande FA, Pithon MM. Assessing the reliability of ChatGPT: a content analysis of self-generated and self-answered questions on clear aligners, TADs and digital imaging. Dental Press J Orthod [Internet]. 2023 [citado em: 24 de mai de 2024];28(5) DOI: https://doi.org/10.1590/2177-6709.28.5.e2323183.oar

Rodrigues KS, Rodrigues OS. A inteligência artificial na educação: os desafios do ChatGPT. Texto Livre [Internet]. 2023 Set 1 [citado em: 24 de mai de 2024];16 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.45997

Eggmann F, Weiger R, Zitzmann NU, Blatz MB. Implications of large language models such as ChatGPT for dental medicine. J Esthet Restor Dent. 2023;35(7):1098-1102. DOI: https://doi.org/10.1111/jerd.13046

Alhaidry HM, Fatani B, Alrayes JO, Almana AM, Alfhaed NK. ChatGPT in Dentistry: A Comprehensive Review. Cureus. 2023;15(4). Disponível em: doi:10.7759/cureus.38317. DOI: https://doi.org/10.7759/cureus.38317

Aromataris E, Munn Z, editors. JBI Reviewer's Manual [Internet]. JBI; 2020 [citado em: 25 de mai de 2024]. DOI: https://doi.org/10.46658/JBIRM-20-02

Tricco AC, Lillie E, Zarin W, Kelly K, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Ann Intern Med. 2018;169(7):467-473. DOI: https://doi.org/10.7326/M18-0850

Resolução n.7 [Internet]. 2016 abr 25 [citado em: 31 de mai de 2024]. Ponte Nova (MG): Câmara Municipal de Ponte Nova (Brasil). Disponível em: https://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br;minas.gerais;ponte.nova:camara.municipal:resolucao:2016-04-25;7.

Alan R, Alan BM. Utilizing ChatGPT-4 for Providing Information on Periodontal Disease to Patients: A DISCERN Quality Analysis. Cureus. 2023;15(9). DOI: https://doi.org/10.7759/cureus.46213

Babayiğit O, Eroglu ZT, Sen DO, Yarkac FU. Potential Use of ChatGPT for Patient Information in Periodontology: A Descriptive Pilot Study. Cureus. 2023;15(11). DOI: https://doi.org/10.7759/cureus.48518

Buldur M, Sezer B. Can Artificial Intelligence Effectively Respond to Frequently Asked Questions About Fluoride Usage and Effects? A Qualitative Study on ChatGPT. Fluoride. 2023;56:201-216.

Daraqel B, Wafaie K, Mohammed H, Cao L, Mheissen S, et al. The performance of artificial intelligence models in generating responses to general orthodontic questions: ChatGPT vs Google Bard. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2024;165(6):652-662. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ajodo.2024.01.012

Roganović J. Familiarity with ChatGPT Features Modifies Expectations and Learning Outcomes of Dental Students. Int Dent J. 2024 [citado em: 26 de mai de 2024]. DOI: https://doi.org/10.1016/j.identj.2024.04.012

Silva TP, Andrade-Bortoletto MFS, Ocampo TS, Alencar-Palha C, Bornstein MM, et al. Performance of a commercially available Generative Pre-trained Transformer (GPT) in describing radiolucent lesions in panoramic radiographs and establishing differential diagnoses. Clin Oral Investig. 2024;28(3):204. DOI: https://doi.org/10.1007/s00784-024-05587-5

Suárez A, Díaz-Flores GV, Algar J, Gómez SM, Llorente de PM, Freire Y. Unveiling the ChatGPT phenomenon: Evaluating the consistency and accuracy of endodontic question answers. Int Endod J. 2024;57(1):108-113. DOI: https://doi.org/10.1111/iej.13985

Uribe SE, Maldupa I, Kavadella A, El Tantawi M, Chaurasia A, Fontana M, et al. Artificial intelligence chatbots and large language models in dental education: Worldwide survey of educators. Eur J Dent Educ. 2024;00:1–12. DOI: https://doi.org/10.1111/eje.13009

Andreassen HK, Bujnowska-Fedak MM, Chronaki CE, Dumitru RC, Pudule I, Santana S, et al. Utilização de serviços de saúde eletrónicos pelos cidadãos europeus: um estudo de sete países. BMC Saúde Pública. 2007;7:53. DOI: https://doi.org/10.1186/1471-2458-7-53

Luan H, Geczy P, Lai H, Gobert J, Yang SJH, Ogata H, et al. Challenges and Future Directions of Big Data and Artificial Intelligence in Education. Front Psychol. 2020;11:580820. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.580820

Downloads

Publicado

19-11-2024

Como Citar

Mélo, C. B., Rufino, M. V. de C., Cavalcanti, A. B., Beserra, L. R. M., de Araújo, E. G. O., Soares, A. L. M., … Piagge, C. S. L. D. (2024). ChatGPT na Odontologia: uma revisão de escopo. Journal of Health Informatics, 16(Especial). https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1352

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)