Recursos tecnológicos na educação em enfermagem

Autores

  • Lucia Tobase Escola de Enfermagem da USP
  • Ana Paula Dias França Guareschi Escola de Enfermagem da USP
  • Marcos Antonio da Eira Frias Escola de Enfermagem da USP
  • Claudia Prado Escola de Enfermagem da USP
  • Heloisa Helena Ciqueto Peres Escola de Enfermagem da USP

Palavras-chave:

Enfermagem, Tecnologia, Informática em Enfermagem

Resumo

Objetivo:

Identificar a utilização dos recursos tecnológicos na educação em enfermagem. Método: Investigação exploratória e levantamento dos trabalhos apresentados no III Simpósio Internacional de Informática em Enfermagem. Resultados: A maioria dos temas abordados foi sobre práticas pedagógicas, EAD e objetos de aprendizagem, aplicados nas áreas de ensino em Enfermagem e educação permanente, procedentes de universidades públicas da região Sudeste, investigando acadêmicos, profissionais de enfermagem e enfermeiros, utilizando o relato de experiência como metodologia predominante. Conclusão: É essencial que o enfermeiro saiba avaliar criticamente o conhecimento produzido, a informação comunicada e como efetivamente poderá ser aplicada, na educação, na gestão ou na prestação do cuidado em enfermagem, pois a ciência é a base fundamental nessa produção.

Biografia do Autor

Lucia Tobase, Escola de Enfermagem da USP

Enfermeiros. Mestres em Enfermagem, Doutorandos em Ciências pelo PPGEn da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – EEUSP, São Paulo – SP, Brasil. Membros do Grupo de Estudos e Pesquisas de Tecnologia da Informação nos Processos de Trabalho em Enfermagem – GEPETE – EEUSP

Ana Paula Dias França Guareschi, Escola de Enfermagem da USP

Enfermeiros. Mestres em Enfermagem, Doutorandos em Ciências pelo PPGEn da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – EEUSP, São Paulo – SP, Brasil. Membros do Grupo de Estudos e Pesquisas de Tecnologia da Informação nos Processos de Trabalho em Enfermagem – GEPETE – EEUSP

Marcos Antonio da Eira Frias, Escola de Enfermagem da USP

Enfermeiros. Mestres em Enfermagem, Doutorandos em Ciências pelo PPGEn da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – EEUSP, São Paulo – SP, Brasil. Membros do Grupo de Estudos e Pesquisas de Tecnologia da Informação nos Processos de Trabalho em Enfermagem – GEPETE – EEUSP

Claudia Prado, Escola de Enfermagem da USP

Enfermeira. Professora Associada do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – EEUSP, São Paulo-SP, Brasil. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas de Tecnologia da Informação nos Processos de Trabalho em Enfermagem – GEPETE – EEUSP.

Heloisa Helena Ciqueto Peres, Escola de Enfermagem da USP

Enfermeira. Professora Doutora do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – EEUSP, São Paulo-SP, Brasil. Líder Grupo de Estudos e Pesquisas de Tecnologia da Informação nos Processos de Trabalho em Enfermagem – GEPETE – EEUSP

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Publicado

26-09-2013

Como Citar

Tobase, L., Dias França Guareschi, A. P., da Eira Frias, M. A., Prado, C., & Ciqueto Peres, H. H. (2013). Recursos tecnológicos na educação em enfermagem. Journal of Health Informatics, 5(3). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/218

Edição

Seção

Artigo Original

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