Informatização da Sistematização da Assistência de Enfermagem: avanços na gestão do cuidado

Autores

  • Janara Caroline Ribeiro Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andriela Backes Ruoff
  • Carmen Liliam Brum Marques Baptista

Palavras-chave:

Gerência, Informática em enfermagem, Processos de enfermagem

Resumo

Objetivo: Discutir os aspectos facilitadores e dificultadores da informatização da SAE para o gerenciamento do cuidado de enfermagem. Método: Estudo de caso múltiplo realizado com enfermeiros de três hospitais gerais de um município de grande porte catarinense, no período de fevereiro a junho de 2012. A coleta de dados se deu através de observação direta e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio de triangulação metodológica. Resultados: A informatização da SAE contribui para o monitoramento geral das ações; para a tomada de decisão; para a otimização do registro e outros processos gerenciais; e para a segurança do paciente. No entanto, dificuldades referentes ao uso, manutenção e alimentação do sistema se interpõem ao gerenciamento do cuidado. Conclusão: Apesar dos desafios de manutenção da ferramenta eletrônica, a informatização da SAE proporcionou inúmeros avanços para a gestão do cuidado de enfermagem e outros processos em saúde.

Biografia do Autor

Janara Caroline Ribeiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira pela Universidade Regional de Blumenau/SC. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

24-09-2014

Como Citar

Ribeiro, J. C., Ruoff, A. B., & Baptista, C. L. B. M. (2014). Informatização da Sistematização da Assistência de Enfermagem: avanços na gestão do cuidado. Journal of Health Informatics, 6(3). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/296

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.