Ferramenta computacional para gestão de disciplinas no ensino superior

Autores

  • Valéria Cristina Gabassa
  • Chris Mayara Tibes Universidade Federal de São Carlos
  • Jéssica David Dias
  • Sueli Fátima Sampaio
  • Silvia Helena Zem-Mascarenhas

Palavras-chave:

Educação, Enfermagem, Gestão da informação em saúde

Resumo

Trata-se de um relato de experiência com o objetivo de descrever a elaboração de uma ferramenta computacional para gerenciar as informações pertinentes às disciplinas ministradas em um curso de graduação em enfermagem. A ferramenta foi elaborada utilizando-se o Microsoft Excel®, os dados quantitativos e qualitativos da disciplina foram dispostos em tabelas e gráficos através de recursos específicos do programa. Como resultado obteve-se treze planilhas de controle com informações qualitativas sobre os seminários apresentados pelos alunos e quantitativas de frequência, ausência, entrega de sínteses reflexivas, notas e avaliação da disciplina. A utilização deste gerenciador permitiu a geração de indicadores que agregaram valor para o acompanhamento do desempenho dos alunos e para a avaliação final da disciplina. A ferramenta trouxe uma forma inovadora de gestão do processo de ensino e de aprendizagem em tempo real, podendo também ser aplicada em outros cenários como o da prática e da pesquisa.

Biografia do Autor

Valéria Cristina Gabassa

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos.

Chris Mayara Tibes, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos.

Jéssica David Dias

Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos.

Sueli Fátima Sampaio

Professora no Departamento de Enfermagem na Universidade Federal de São Carlos.

Silvia Helena Zem-Mascarenhas

Professora no Departamento de Enfermagem na Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Publicado

07-06-2015

Como Citar

Gabassa, V. C., Tibes, C. M., Dias, J. D., Sampaio, S. F., & Zem-Mascarenhas, S. H. (2015). Ferramenta computacional para gestão de disciplinas no ensino superior. Journal of Health Informatics, 7(2). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/333

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos Semelhantes

<< < 18 19 20 21 22 23 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)