Ensino de Saúde Digital no Brasil: estado da arte dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu

Autores

  • Juliano de Souza Gaspar UFMG
  • Renata Dutra Braga UFG
  • Silvana de Lima Vieira dos Santos UFG
  • Maria Elisabete Salvador Unifesp
  • Cristiana Leite Carvalho PUC-MG
  • Débora Dupas Gonçalves do Nascimento Fiocruz
  • Francisco Eduardo de Campos UFMG

DOI:

https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1378

Palavras-chave:

Qualificação Profissional, Programas de Pós-Graduação em Saúde, Saúde Digital

Resumo

Objetivo: Identificar programas stricto sensu em Saúde Digital no Brasil. Método: Estudo exploratório descritivo e transversal de abordagem quali-quantitativa, realizado em 2024. O universo compreendeu Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, de todas as áreas de conhecimento. A coleta de dados contemplou a Plataforma Sucupira e questionário direcionado aos coordenadores dos programas. Resultados: Identificou-se 7.748 programas ativos, dos quais, 24 relacionados à área (14 Mestrados Profissionais; seis Mestrados e quatro Doutorados, acadêmicos). Dos 24, o questionário abrangeu 14 respondentes que mencionaram desafios relevantes, como a obtenção de orientadores experts na área com qualificação acadêmica. Conclusão: Tais resultados sugerem que a criação dos programas está intimamente relacionada às iniciativas e projetos nacionais. Isso reflete a crescente demanda por profissionais qualificados, mas sobretudo, o reconhecimento do potencial transformador das tecnologias digitais na promoção da saúde equitativa e inclusiva.

Biografias Autor

Juliano de Souza Gaspar, UFMG

Professor, Faculdade de Medicina, UFMG, Belo Horizonte (MG), Brasil.

Renata Dutra Braga, UFG

Professora Adjunta, Instituto de Informática, UFG, Goiânia (GO), Brasil.

Silvana de Lima Vieira dos Santos, UFG

Professora Associada, Faculdade de Enfermagem, UFG, Goiânia (GO), Brasil.

Maria Elisabete Salvador, Unifesp

Professora Associada, Departamento de Informática em Saúde, Unifesp, São Paulo (SP), Brasil.

Cristiana Leite Carvalho, PUC-MG

Professora Adjunta, Departamento de Odontologia, PUC-MG, Belo Horizonte (MG), Brasil.

Débora Dupas Gonçalves do Nascimento, Fiocruz

Doutora em Ciências, Coordenadora de Educação da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Campo Grande (MS), Brasil.

Francisco Eduardo de Campos, UFMG

Professor Emérito da UFMG, Belo Horizonte (MG), Brasil.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Departamento de Informática do SUS. Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Departamento de Informática do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. 128 p.

Aungst TD, Patel R. Integrating Digital Health into the Curriculum-Considerations on the Current Landscape and Future Developments. J Med Educ Curric Dev. 2020; 7: 2382120519901275. DOI: https://doi.org/10.1177/2382120519901275

Charalampidou M, Zoulias E, Mantas J. Evaluation of a Health Informatics Postgraduate Program. Public Health and Informatic. 2021; 1021-2. DOI: https://doi.org/10.3233/SHTI210336

Organização Mundial da Saúde. Estratégia Global da OMS sobre Saúde Digital 2020-2025. Internet. 2020. Acesso em 26 abril 2024.Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240020924

Celuppi IC, Lima GS, Rossi E, Wazlawick RS, Dalmarco EM. Tecnologias digitais em saúde para o enfrentamento da COVID-19. Cad Saúde Pública 2021; 37(3): e00243220 DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00243220

Brasil. Secretaria de Informação e Saúde Digital – SEIDIGI. Internet. 2024. Acesso em 26 abril 2024.Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/seidigi

Meskó B. The Medical Futurist Institute: A vision about the technological future of healthcare. Patterns (NY). 2021; 2(4):100234. DOI: https://doi.org/10.1016/j.patter.2021.100234

Almehmadi FM. Health information science and technology education: An analysis of health informatics undergraduate and postgraduate programs in arab countries. Heliyon. 2023 Aug 20;9(9):e19279. DOI: https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2023.e19279

Grove J. Have universities got their fingers on the pulse of digital health? Internet. 2023. Acesso em 26 abril 2024.Disponível em: https://www.timeshighereducation.com/depth/have-universities-got-their-fingers-pulse-digital-health

Pedrosa J. Fiocruz Amazônia apresenta startups de saúde no Campus Party. Internet. 2023. Acesso em 26 abril 2024.Disponível em: https://agencia.fiocruz.br/fiocruz-amazonia-apresenta-startups-de-saude-na-campus-party

Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Formação de Startups e Acesso ao Polo Tecnológico e Criativo da UFPE. Internet. 2023. Acesso em 26 abril 2024.Disponível em: https://sites.ufpe.br/polotecnologico/

Publicado

2024-11-19

Como Citar

Gaspar, J. de S., Braga, R. D., dos Santos, S. de L. V., Salvador, M. E., Carvalho, C. L., do Nascimento, D. D. G., & de Campos, F. E. (2024). Ensino de Saúde Digital no Brasil: estado da arte dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu. Journal of Health Informatics, 16(Especial). https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1378

Artigos Similares

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>