Avaliação da inteligência digital em saúde de trabalhadores da saúde
DOI:
https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1380Palavras-chave:
Educação Continuada, Alfabetização Digital, Pessoal de SaúdeResumo
Objetivo: Desenvolver um Teste de Inteligência Digital em Saúde (IDs) para autoavaliação da inteligência digital em saúde estudantes e trabalhadores da saúde. Método: Estudo descritivo transversal quantitativo. Após revisão integrativa da literatura, o modelo de Cingapura foi adaptado para o Brasil. Etapas envolveram avaliação por especialistas, ajustes e aplicação do teste, seguidos por análise estatística e qualitativa dos resultados, discussão de pontos fortes e fracos e ajustes para a versão beta, atual. Resultados: três aplicações realizadas com 552, 292 e 79 respondentes respectivamente. Elaborado relatório de sinastria digital que apresenta percentuais globais e específicos por perfil, e pontos fortes e fracos relacionados às competências digitais. Conclusões: A literacia digital em saúde pode ser medida. Projeto CNPq 445310/2023-5 possibilitará especializar o teste para atenção primária, implementar o modelo completo de inteligência digital, propor modelo de micro certificação e apoiar uma jornada de aprendizagem relacionada às competências digitais em saúde do trabalhador.
Referências
Brasil. Ministério da Educação. Política Nacional de Alfabetização (PNA). Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019. Brasília: Ministério da Educação. 2019 [citado 14 de maio 2024]. Disponível em: https://alfabetizacao.mec.gov.br.
Pool C. A conversation with Paul Gilster. Educational Leadership. 2019:55(3), 6–11.
DQ Institute. Global standards [Internet]. 2019 [cited 2024 May 5]. Available from: https://www.dqinstitute.org/global-standards/.
DQ Institute. DQ Global Standards Report 2019 - Common Framework for Digital Literacy, Skills and Readiness. Singapura: DQ Institute [Internet]. 2019 [cited 2024 May 5]. Available from: https://www.dqinstitute.org/wp-content/uploads/2019/11/DQGlobalStandardsReport2019.pdf.
Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD). Skills for 2030: Concept Note [Internet].2019 [cited 2024 May 14]. Available from: https://search.oecd.org/education/2030-project/teaching-and-learning/learning/skills/ Skills_for_2030_concept_note.pdf.
Brasil. Ministério da Saúde. Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde. 2020 [citado 14 mai 2024]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategia_saude_digital _Brasil.pdf.
Branco GV. Análise da literacia digital de estudantes e trabalhadores da área da saúde. 2022. 106f. Dissertação (Mestrado em Ciências, Área de Gestão e Informática em Saúde) - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65819.
Cruz TPF, Silva AB, Lopes PRL, Pisa IT. Brazilian Digital Health Index (BDHI): avaliação da maturidade da saúde digital do Brasil. Journal of Health Informatics, 2022:14(Especial). Disponível em: https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis /article/view/978
Pisa IT, Tenório JM, Sousa FS, Guedes ACCM, Lopes PRL, Messina LA, Silva AB. Telehealth service maturity model for the Brazilian scenario (TMSMM.br). In SciELO Preprints. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints .6416.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde. 2004 [citado 14 mai 2024]. Disponível em: https://www.gov .br/saude/pt-br/composicao/sgtes/pneps.
Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS). Portaria GM/MS Nº 1.768, de 30 de julho de 2021. [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde. 2021 [citado em 14 mai 2024]. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web /dou/-/portaria-gm/ms-n-1.768-de-30-de-julho-de-2021-335472332.
Brasil. Ministério da Saúde. Departamento de Informática do SUS. Plano de Ação, Monitoramento e Avaliação (PAM&A) da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2019 – 2023 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde. 2020 [citado 14 mai 2024]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/seidigi /publicacoes/pama-para-o-brasil-2019-2023.pdf.
Pelogi APS, Tenório JM, Pisa IT, Novoa CG. Especialização em Informática em Saúde UAB/UNIFESP: Relato de experiência. J Health Inform. 2022:14(Especial). Disponível em: https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/976.
Lopes C, Pinto M. IL-HUMASS – Instrumento de Avaliação de Competências em Literacia da Informação: um Estudo de Adaptação à População Portuguesa (Parte I) [Internet]. Lisboa: Instituto Universitário. 2010. [citado 14 Maio 2024]. Disponível em: https://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/200.
University of Westminter. Skillslab [Internet]. London: 2017. [cited 2024 May 14]. Available from: https://bit.ly/455U8LO.
Microsoft. Discover digital literacy courses and resources [Internet]. [s.l.]. [citado mai 2024]. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/digital-literacy.
Morgan DL. Focus groups. Annu. Rev. Sociol. 1996;22:129-52. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev.soc.22.1.129
Triola MF. Elementary Statistics. 13a ed. Boston: Pearson; 2018.
Hartigan JA, Wong MA. Algorithm AS 136: A k-means clustering algorithm. J R Stat Soc [Ser C Appl Stat]. 1979;28(1):100-8. DOI: https://doi.org/10.2307/2346830
Likert R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology. 1932; 22:5-55.
Brasil. Ministério da Saúde. Lei Nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Redação dada pela Lei Nº 13.853 de 2019. [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde. 2019 [citado14 mai 2024]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Ato2019-2022/2019/Lei /L13853.htm.
Sinastria. Wikipédia, a enciclopédia livre [Internet]. [citado 14 mai2024]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sinastria.
Brasil. Ministério do Trabalho e Emprego. Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Portaria ministerial nº. 397, de 9 de outubro de 2002 [Internet]. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego. 2002 [citado 14 mai 2024]. Disponível em: https://www.mtecbo.gov.br /cbosite.
Branco GV, Lopes PRL, Pisa IT. Evolução da literacia digital e sua importância para os trabalhadores da área da saúde na era da inteligência digital. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais. [Internet], 2020 [citado 14 mai 2024]:5(3):01-15. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/56007/1/2020_art_gvbranco.pdf. DOI: https://doi.org/10.36517/DOI:10.36517/resdite.v5.n3.2020.a8
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
A submissão de um artigo ao Journal of Health Informatics é entendida como exclusiva e que não está sendo considerada para publicação em outra revista. A permissão dos autores para a publicação de seu artigo no J. Health Inform. implica na exclusiva autorização concedida aos editores para incluí-lo na revista. Ao submeter um artigo, ao autor será solicitada a permissão eletrônica de um Termo de Transferência de Direitos Autorais. Uma mensagem eletrônica será enviada ao autor correspondente confirmando o recibo do manuscrito e o aceite da Declaração de Direito Autoral.