Colaboração acadêmica em informática em saúde baseada em análise de redes sociais

Autores

  • Roberto Silva Baptista Departamento de Informática em Saúde – Escola Paulista de Medicina – UNIFESP
  • Thiago Delevidove de Lima Verde Brito Departamento de Informática em Saúde – Escola Paulista de Medicina – UNIFESP
  • Leonardo Luiz Braun Departamento de Informática em Saúde – Escola Paulista de Medicina – UNIFESP
  • Josceli Maria Tenório Departamento de Informática em Saúde – Escola Paulista de Medicina – UNIFESP
  • Ivan Torres Pisa Departamento de Informática em Saúde – Escola Paulista de Medicina – UNIFESP

Palavras-chave:

Informática em Saúde, Análise de Redes Sociais

Resumo

Objetivo: Apresentar a rede de colaboração em IS no Brasil oriunda dos currículos da Plataforma Lattes. Métodos: Foram aplicadas técnicas e métricas de análise de redes sociais (ARS) para criação das redes dos pesquisadores, das grandes áreas do conhecimento e das áreas. Resultados: A rede de pesquisadores possui 889 pesquisadores e 1.014 ligações, densidade de 0,003, caminho médio de 5,76 e grau médio de 2,28. A rede de grandes áreas possui 10 grandes áreas e 30 ligações entre as mesmas, densidade de 0,667, caminho médio de 1,16 e grau médio de 6. A rede de áreas possui 74 áreas e 344 ligações entre as mesmas, densidade de 0,127, caminho médio de 2,18 e grau médio de 9,297. Conclusão: O par de grandes áreas mais encontrado é ciências exatas e da terra e engenharias (n=350) e o par de áreas mais encontrado é ciência da computação e medicina (n=156).

Publicado

2019-12-07

Como Citar

Baptista, R. S., Brito, T. D. de L. V., Braun, L. L., Tenório, J. M., & Pisa, I. T. (2019). Colaboração acadêmica em informática em saúde baseada em análise de redes sociais. Journal of Health Informatics, 11(4). Obtido de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/669

Edição

Secção

Artigo Original

Artigos Similares

<< < 15 16 17 18 19 20 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>