Avaliação de usabilidade de ambiente virtual de aprendizagem com profissionais de saúde

Autores

  • Roberta Barbosa de Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Nara Mirana Portela Universidade Federal de Pernambuco
  • Amadeu Sá de Campos Filho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1257

Palavras-chave:

Profissionais de saúde, Educação a Distância, Teste de Usabilidade

Resumo

Objetivo: Avaliar a usabilidade de um ambiente virtual de aprendizagem na capacitação e desenvolvimento de profissionais de saúde. Metodologia: Estudo primário, observacional, transversal de abordagem quantitativa e qualitativa através de estudo de caso. A pesquisa foi dividida em duas fases: na primeira fase foi mapeado o perfil e as habilidades digitais dos profissionais de Saúde e na etapa seguinte foi realizado o teste de usabilidade na plataforma de ensino à distância. Resultados: Os resultados revelaram uma boa aceitação pelos agentes com a plataforma, com taxa de eficiência no valor de 0.56 eficácia 0.95, e satisfação 0.82. O valor global de usabilidade foi de 75 pontos, o que caracteriza uma boa usabilidade. Conclusão: A avaliação da usabilidade da plataforma permitiu observar aspectos satisfatórios, além disso, foi possível detectar pontos onde a plataforma pode ser melhorada como, por exemplo, interface com menos informações garantindo assim, que seu uso seja facilitado e intuitivo.

Referências

Vieira VBR, Teo CRPA. O ensino a distância na formação em saúde. Revista de Educação Popular [Internet]. 18 de junho de 2018 [citado 29 de janeiro de 2024];17(1):114–25. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/40013

BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Saúde da Família - Desf / Secretaria de Atenção Primária à Saúde - SAPS. Estratégia Saúde da Família [Internet]. 2021 [citado 29 de janeiro de 2024]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/estrategia-saude-da-familia

Abreu FDL, Zanin NB, Bissaco MAS, Silva AP da, Boschi SRM da S, Scardovelli TA, et al. Percepções dos Agentes Comunitários de Saúde sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação na Atenção Primária à Saúde: uma Pesquisa Exploratória. Educação Hoje: reflexões críticas [Internet]. 26 de fevereiro de 2020 [citado 21 de janeiro de 2024];7(5):32–45. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2720

Oliveira MG de, Sousa CM de, Vargas CRM de, Oliveira DM de, Lima M da G, Gussi MA. Educação a distância como recurso para capacitação de Agentes Comunitários de Saúde para intervenções preventivas relacionadas ao álcool e outras drogas. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde [Internet]. 29 de março de 2019 [citado 29 de janeiro de 2024];13(1). Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1593

Mozzaquatro PM, Medina RD. Avaliação do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle sob diferentes visões: aspectos a considerar. Revista Novas Tecnologias na Educação [Internet]. 30 de junho de 2008 [citado 29 de janeiro de 2024];6(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14508

MOODLE. Moodle Docs 4.1 [Internet]. 2022 [citado 29 de janeiro de 2024]. Disponível em: https://docs.moodle.org/

Santos KF dos V, Juliana Rodrigues de Guizardi, Francini Lube Dutra, Evelyn de Britto. Desafios Relatados por Experiências pe Ensino p Distância na Educação Permanente em Saúde: Uma Revisão Integrativa. Em: GUIZARDI FL, DUTRA E de B, PASSOS MFD, organizadores. Em mar aberto: perspectivas e desafios para uso de tecnologias digitais na educação permanente da saúde [Internet]. Porto Alegre: Rede Unida; 2021. p. 73–113. Disponível em: https://editora.redeunida.org.br/project/em-mar-aberto-perspectivas-e-desafios-para-uso-de-tecnologias-digitais-na-educacao-permanente-da-saude/

Nielsen J. Usability Inspection Methods. Conference Companion on Human Factors in Computing Systems. Association for Computing Machinery; 1994. 413–414 p.

ISO - 11. International Organization for Standardization. interaction – Part 11: Usability: Definitions and Concepts (ISO 9241-11:2018) [Internet]. 2018 [citado 29 de janeiro de 2024]. Disponível em: https://infostore.saiglobal.com/preview/is/en/2018/i.s.eniso9241-11-2018.pdf?sku=1980667

BROOKE J. SUS: a retrospective. J Usability Stud. 2013;8(2).

Tenório JM, Cohrs FM, Sdepanian VL, Torres Pisa I, De H, Marin F. Desenvolvimento e Avaliação de um Protocolo Eletrônico para Atendimento e Monitoramento do Paciente com Doença Celíaca. Revista de Informática Teórica e Aplicada [Internet]. 20 de março de 2011 [citado 29 de janeiro de 2024];17(2):210–20. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rita/article/view/12119

GARRETT JJ. The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web and Beyond. 2o ed. Pearson Education; 2011. 0–191 p.

Downloads

Publicado

19-11-2024

Como Citar

de Souza, R. B., Portela, N. M., & de Campos Filho, A. S. (2024). Avaliação de usabilidade de ambiente virtual de aprendizagem com profissionais de saúde. Journal of Health Informatics, 16(Especial). https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1257

Artigos Semelhantes

<< < 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)