Rubrica para avaliação de cursos online em Saúde Digital

Autores

  • Denise de Cássia Moreira Zornoff Universidade Estadual Paulista
  • Juliano de Souza Gaspar Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Elisabete Salvador Unifesp
  • Gilberto Vieira Branco Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
  • Paulo Roberto de Lima Lopes Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
  • Luiz Ary Messina Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

DOI:

https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1323

Palavras-chave:

Capacitação Profissional, Telemedicina, Educação a Distância

Resumo

Objetivo: Ferramentas de rubrica podem trazer objetividade ao avaliar cursos online na área da saúde, além de contribuir para aprimorar a eficácia da proposta educacional. Este estudo descreve o processo de avaliação de cursos do Programa de Atualização Profissional em Saúde Digital com base em instrumento de rubrica. Método: Estudo de implementação do processo avaliativo de cursos online, seleção do instrumento de rubrica, determinação das variáveis de análise, aplicação da rubrica e relatório de avaliação. Resultados: O instrumento de rubrica Open SUNY Course Quality Review (OSCQR) permitiu detalhar múltiplos aspectos relacionados aos cursos, incluindo seu desenho, metodologias e estratégias de avaliação do estudante, além de revelar a qualidade intrínseca dos conteúdos que compõem os cursos e as limitações que merecem atenção dos autores. Conclusões: A adoção da rubrica OSCQR trouxe segurança e objetividade à avaliação dos cursos e indicou oportunidades para promover o desenvolvimento do profissional que atua na área de Saúde Digital.

Biografia do Autor

Denise de Cássia Moreira Zornoff, Universidade Estadual Paulista

Dr. Prof., Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista, Botucatu (SP), Brasil.

Juliano de Souza Gaspar, Universidade Federal de Minas Gerais

Dr. Prof., Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte (MG), Brasil.

Maria Elisabete Salvador, Unifesp

Professor Associado, Departamento de Informática em Saúde, Escola Paulista de Medicina, Unifesp, São Paulo (SP), Brasil

Gilberto Vieira Branco, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Mestre, Diretoria Adjunta de Relacionamento Institucional para Saúde, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Paulo Roberto de Lima Lopes, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Doutor, Diretoria Adjunta de Relacionamento Institucional, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Luiz Ary Messina, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Doutor, Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), Diretoria Adjunta de Relacionamento Institucional, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

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Publicado

19-11-2024

Como Citar

Zornoff, D. de C. M., Gaspar, J. de S., Salvador, M. E., Branco, G. V., Lopes, P. R. de L., & Messina, L. A. (2024). Rubrica para avaliação de cursos online em Saúde Digital. Journal of Health Informatics, 16(Especial). https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1323

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