Avaliação da experiência de estudantes de ensino à distância em informática em saúde

Autores

  • Andréa Pereira Simões Pelogi Universidade Federal de São Paulo
  • Jacqueline Mayumi Akazaki Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alissa Peres Penteado Bomente Universidade Federal de São Paulo
  • Josceli Maria Tenório Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Ivan Torres Pisa Universidade Federal de São Paulo
  • Claudia Galindo Novoa Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1366

Palavras-chave:

Educação a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Usabilidade

Resumo

Objetivo: Avaliar a satisfação dos estudantes do curso de Informática em Saúde da Unifesp com o ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Método: Abordagem mista qualitativa e quantitativa, com análise de conteúdo e estatística descritiva. Questionário online aplicado aos 116 estudantes, abordando experiência, usabilidade e visualização no Moodle. Resultados: Os estudantes preferiram acessar materiais em PDF, HTML e áudio. Destacaram boa usabilidade, clareza na navegação e suporte adequado. Poucos utilizaram recursos de acessibilidade. Sugestões de melhorias incluíram acesso aos menus e mais vídeos. Conclusão: A importância da usabilidade na experiência dos estudantes foi evidenciada. Recomenda-se aprimorar a acessibilidade, oferecer mais vídeos e simplificar a apresentação de informações por disciplina.

Biografia do Autor

Andréa Pereira Simões Pelogi, Universidade Federal de São Paulo

Mestre em Gestão e Informática em Saúde, Departamento de Informática em Saúde, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo (SP), Brasil.

Jacqueline Mayumi Akazaki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Informática na Educação, Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (NUTED), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (RS), Brasil.

Alissa Peres Penteado Bomente, Universidade Federal de São Paulo

Mestre em Gestão e Informática em Saúde, Departamento de Informática em Saúde, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo (SP), Brasil.

Josceli Maria Tenório, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutora em Informática em Saúde, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, São Paulo (SP), Brasil.

Ivan Torres Pisa, Universidade Federal de São Paulo

Livre-docente em Informática em Saúde, Departamento de Informática em Saúde, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo (SP), Brasil.

Claudia Galindo Novoa, Universidade Federal de São Paulo

Docente Associada, Departamento de Informática em Saúde, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo (SP), Brasil.

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Publicado

19-11-2024

Como Citar

Pelogi, A. P. S., Akazaki, J. M., Bomente, A. P. P., Tenório, J. M., Pisa, I. T., & Novoa, C. G. (2024). Avaliação da experiência de estudantes de ensino à distância em informática em saúde. Journal of Health Informatics, 16(Especial). https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1366

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