Ambiente computacional para ensino de radiologia e diagnóstico por imagem: uma proposta para arquivo didático

Autores

  • Marília Guimarães Pinheiro Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP
  • Hugo Leonardo Canalli Faculdades COC, Ribeirão Preto.
  • Luis Ricardo de Figueiredo Faculdade de Medicina de RIbeirão Preto USP
  • Jorge Elias Junior Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP.

Palavras-chave:

Ensino Assistido por Computador, Educação Médica, Sistemas de Informação em Radiologia, Desenvolvimento de Sistemas Computacionais.

Resumo

Objetivo: Criação de um sistema computacional para armazenamento de imagens médicas. A solução considera um único banco de dados voltado tanto às necessidades de composição de material instrucional para formação de estudantes e médicos, quanto à criação de uma base para pesquisa na área; o sistema será incorporado ao ambiente de ensino em radiologia e diagnóstico por imagem da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP. Métodos: Foram revisadas as principais experiências de estruturação de arquivo didático em radiologia; para construção do banco de dados adotou-se o Modelo Relacional com infra-estrutura de software livre. Resultados: A solução incorpora o léxico em radiologia RadLex, proposto pela Radiological Society of North America para uniformizar a indexação das imagens médicas, com adaptações para atender ao escopo desta proposta. Conclusões: O sistema de banco de dados criado deverá compor a base de um ambiente para ensino de radiologia, suas principais características são: 1)armazenamento de imagens chaves de cada caso, 2) indexação para arquivo externo com o exame completo, 3)incorpora indexação internacional independentemente do tipo de imagem, região anatômica ou patologia, 4)contem interface amigável para armazenamento e recuperação de imagens e 5)atende às necessidades de pesquisa na área.

Biografia do Autor

Marília Guimarães Pinheiro, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP

Doutor pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo, com pesquisa voltada ao desenvolvimento de  ambiente computacional de ensino em radiologia e diagnóstico por imagem, Mestrado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos ICMC-USP.

Hugo Leonardo Canalli, Faculdades COC, Ribeirão Preto.

Graduado em Ciências da Computação pelas Faculdades COC, Ribeirão Preto.

Luis Ricardo de Figueiredo, Faculdade de Medicina de RIbeirão Preto USP

Doutor pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo, com pesquisa voltada ao desenvolvimento de  ambiente computacional de ensino em radiologia e diagnóstico por imagem, Mestrado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos ICMC-USP.

Jorge Elias Junior, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP.

Graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP, mestrado em Neurologia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo. Professor assistente da Universidade de São Paulo em dedicação exclusiva e responsável pela Unidade de Ultra-sonografia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP. Pós-doutorado na Universidade da Carolina do Norte EUA, com linha de pesquisa em Ressonância Magnética de abdômen e pelve. Coordenador do Centro de Ciências das Imagens e Física Médica da FMRP USP.

Downloads

Publicado

28-12-2009

Como Citar

Pinheiro, M. G., Canalli, H. L., Figueiredo, L. R. de, & Elias Junior, J. (2009). Ambiente computacional para ensino de radiologia e diagnóstico por imagem: uma proposta para arquivo didático. Journal of Health Informatics, 1(2). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/55

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.