Produção nacional sobre Softwares apoiadores da atuação de enfermeiros hospitalares

Autores

  • Fernanda Carolina Camargo Universidade Federal do Triangulo Mineiro. Gerência de Ensino e Pesquisa-HC/UFTM.
  • Camila Cristina Menezes Fonseca Curso de Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Gilberto de Araujo Pereira Docente do Curso de Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
  • William Alexandre Manzan Docente do Curso Técnico em Informática em Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
  • Hélio Batista Nogueira Junior Curso Técnico em Informática em Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Palavras-chave:

Informática em enfermagem, Software, Unidades de internação

Resumo

Objetivo: Analisar a produção brasileira sobre softwares apoiadores da atuação de enfermeiros hospitalares, de 1985 a 2017. Método: Revisão bibliométrica, quantitativa-descritiva, sobre publicações em periódicos de Enfermagem, pelo descritor “Informática em Enfermagem”, nas bases: Scielo, Lilacs e CINHAL.  Resultados: Identificou-se 849 artigos. Incluiu-se 31, publicados a partir de 1997. Sobre a tipologia, foram: sistemas para construção de bases inteligentes (n=13); sistemas de gerenciamento eletrônico de documentos (n=6); ambientes de aprendizagem (n=6); e aplicativos para dispositivos móveis (n=6). Temporalmente, distribuíram-se em softwares para computadores de mesa (1997 a 2004) e inclusão dos aplicativos para dispositivos móveis (2009 a 2016).  Interface com internet foi frequente a partir de 2009. Principais finalidades relacionaram-se ao Processo de Enfermagem (32,3%) e aos Procedimentos de Enfermagem (25,8%). Conclusão: São desafios a realização de pesquisas que avaliem a utilização dos softwares identificados nas unidades de internação, bem como a fluência digital e competências computacionais de enfermeiros hospitalares.

Biografia do Autor

Fernanda Carolina Camargo, Universidade Federal do Triangulo Mineiro. Gerência de Ensino e Pesquisa-HC/UFTM.

Doutora em Atenção à Saúde pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro. Enfermeira. Epidemiologista Clínica da Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital de Clínicas da UFTM. Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Camila Cristina Menezes Fonseca, Curso de Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Bolsista do programa de Iniciação Científica - FAPEMIG.

Gilberto de Araujo Pereira, Docente do Curso de Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Doutor em Estatística. Estatístico. Doutor em Professor Adjunto III do Curso de Enfermagem e Docente do Programa de Pós-Graduação no Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

William Alexandre Manzan, Docente do Curso Técnico em Informática em Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Doutor em Educação Escolar. Especialista em Análise de Sistemas. Docente do Curso Técnico em Informática em Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Centro de Formação Profissional - CEFORES. Uberaba, Minas Gerais, Brasil. E-mail: wmanzan@gmail.com

Hélio Batista Nogueira Junior, Curso Técnico em Informática em Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Graduando em Sistema de Informação pela Faculdade de Talentos Humanos (FACTHUS). Discente do Curso Técnico em Informática, Centro de Formação Profissional - CEFORES. Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

24-11-2018

Como Citar

Camargo, F. C., Fonseca, C. C. M., Pereira, G. de A., Manzan, W. A., & Junior, H. B. N. (2018). Produção nacional sobre Softwares apoiadores da atuação de enfermeiros hospitalares. Journal of Health Informatics, 10(4). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/584

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.