Usabilidade de um chatbot para pessoas com hipertensão e diabetes
DOI:
https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1292Palavras-chave:
Hipertensão, Diabetes Mellitus, Atenção Primária à Saúde, Saúde DigitalResumo
Este estudo tem como objetivo avaliar a usabilidade do Gissa Intelligent Bot capaz de interagir junto a pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM), através de diálogos textuais sobre o autocuidado e a Rede de Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um estudo do tipo transversal, quantitativo, com amostra não probabilística, para avaliar a usabilidade deste chatbot por pessoas com HAS e DM em três municípios. No total foram entrevistados 119 pessoas com um questionário semiestruturado. 54,6% eram do sexo feminino, 60,5% tinham entre 40 e 60 anos, e, 66,3% utilizavam a internet mais de 30 minutos por dia. Para mensuração da usabilidade pelos entrevistados, foi utilizada a System Usability Scale (SUS), onde a média geral da usabilidade foi de 72,3% representando boa usabilidade do chatbot. 77,0% dos participantes afirmaram que gostariam de utilizar o chatbot com frequência e 72,7% acharam o protótipo de fácil manejo.
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