A inteligência artificial no ensino da Odontologia: uma análise bibliométrica

Autores

  • Eduarda Gomes Onofre de Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Samara Lavínnya Serrano de Souza Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Lucas do Nascimento Barbosa Universidade Federal da Paraíba
  • Júlio César Guimarães Freire Universidade Federal da Paraíba
  • Matheus Victor de Carvalho Rufino Universidade Federal da Paraíba
  • Clauirton de Albuquerque Siebra Universidade Federal da Paraíba
  • Lafayette Batista Melo Instituto Federal da Paraíba
  • Januária de Medeiros Silva Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
  • Carmem Silva L. Dalle Piagge Universidade Federal da Paraíba
  • Cláudia Batista Mélo Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1301

Palavras-chave:

Odontologia, Ensino, Inteligência Artificial

Resumo

Objetivo: Realizar uma análise bibliométrica sobre o uso da inteligência artificial no ensino da Odontologia, para identificar lacunas na literatura, sintetizando as descobertas atuais na área. Método: Trata-se de uma pesquisa bibliométrica de caráter exploratório e descritivo. Foram definidas as bases de dados WoS e Scopus para realização do estudo e posterior análise dos dados. Houve a exclusão de artigos em edição editorial, cartas e capítulos de livros. Resultados: Obteve-se 93 registros, publicados em 49 periódicos indexados às bases de dados, 314 autores vinculados a 199 instituições que foram responsáveis pelas publicações em 34 países diferentes. Após a remoção de duplicatas, foram incluídas 74 referências para a análise na íntegra. Todos os artigos selecionados foram analisados de acordo com dados bibliométricos pré-estabelecidos. Conclusão: É fundamental considerar a escassez de trabalhos científicos abordando esse tema e a necessidade contínua de pesquisas para maximizar os benefícios de sua incorporação no meio acadêmico.

Biografia do Autor

Eduarda Gomes Onofre de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa (PB), Brasil.

Samara Lavínnya Serrano de Souza Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Graduando Odontologia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa (PB), Brasil.

Lucas do Nascimento Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

Graduando Odontologia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa (PB), Brasil.

Júlio César Guimarães Freire, Universidade Federal da Paraíba

Graduando Odontologia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa (PB), Brasil.

Matheus Victor de Carvalho Rufino, Universidade Federal da Paraíba

Graduando Odontologia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa (PB), Brasil.

Clauirton de Albuquerque Siebra, Universidade Federal da Paraíba

Doutor/Professor, Departamento de Informática, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa (PB), Brasil.

Lafayette Batista Melo, Instituto Federal da Paraíba

Doutor/Professor, Unidade Acadêmica de Informática, Instituto Federal da Paraíba, João Pessoa (PB), Brasil.

Januária de Medeiros Silva, Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

Mestre/Professora, Curso de Medicina, Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, João Pessoa (PB), Brasil.

Carmem Silva L. Dalle Piagge, Universidade Federal da Paraíba

Doutora/Professora, Departamento de Odontologia Restauradora, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa (PB), Brasil.

Cláudia Batista Mélo, Universidade Federal da Paraíba

Doutora/Professora, Departamento de Clínica e Odontologia Social, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa (PB), Brasil.

Referências

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Publicado

19-11-2024

Como Citar

de Araújo, E. G. O., Araújo, S. L. S. de S., Barbosa, L. do N., Freire, J. C. G., Rufino, M. V. de C., Siebra, C. de A., … Mélo, C. B. (2024). A inteligência artificial no ensino da Odontologia: uma análise bibliométrica. Journal of Health Informatics, 16(Especial). https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1301

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