Objetos de Aprendizagem: Uma Revisão Integrativa na Área da Saúde
Keywords:
Tecnologia da informação, Literatura de revisão, Informática em saúdeAbstract
Objetivos:
Identificar publicações acadêmicas e científicas referentes a objetos de aprendizagem desenvolvidos para a área da saúde (OAS). Métodos: Revisão integrativa, utilizando-se PubMed, LILACS, Portal de Periódico Capes, os periódicos IJELLO e Learning Techology Newsletter e expressão de busca "((learning objects) or (learning object))". Resultados: Selecionaram-se 38 trabalhos, abrangendo artigos (26), teses (4), dissertações (6) e trabalhos de curso profissionalizantes (2). Foram identificados: público alvo; área temática, concepção pedagógica que norteia a criação/desenvolvimento destes OAS; tipo de estudo realizado; forma de avaliação referente à utilização ou caraterísticas dos OAS; periódicos em que são publicados os trabalhos. Conclusão: A maioria dos estudos apresentados é descritiva, relatando predominantemente como público alvo enfermeiros e médicos. Prevalecem as avaliações que utilizam instrumentos não validados, mesclando análises quantitativa e qualitativa, referendando aspectos técnicos e pedagógicos. A utilização de OAS parece ser promissora no sentido de contribuir para o desenvolvimento educacional dos estudantes e profissionais da saúde.Downloads
Published
2014-03-16
How to Cite
Trindade, C. S., Dahmer, A., & Reppold, C. T. (2014). Objetos de Aprendizagem: Uma Revisão Integrativa na Área da Saúde. Journal of Health Informatics, 6(1). Retrieved from https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/300
Issue
Section
Review