Conhecimento e barreiras na utilização dos recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação por docentes de enfermagem
Palabras clave:
Informática em enfermagem, Ciência da informação, Docente de enfermagemResumen
Objetivo: Identificar o conhecimento e as barreiras quanto à utilização de recursos da informática no ensino de enfermagem por docentes de uma universidade privada da cidade de São Paulo. Método: Pesquisa descritivo-exploratória com a participação de 27 docentes de enfermagem, sendo utilizado um questionário com 13 questões sobre a utilização dos recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nas atividades acadêmicas. Resultados: Predomínio de sujeitos do sexo feminino (92,6%) e da faixa etária > 50 anos (25,9%). O nível de conhecimento sobre informática para 59,3% é o nível básico e para 44,4% é intermediário. A maior utilização da Internet é para o acesso do correio eletrônico (37,0%), seguido pela pesquisa de bibliográfica (18,5%). As maiores dificuldades relatadas incluem o desconhecimento das tecnologias existentes e a infraestrutura inadequada para sua utilização nas atividades acadêmicas. Conclusão: Os docentes têm atitudes positivas frente à TIC e familiaridade no uso da informática, mas concordam que com maior investimento na infraestrutura da instituição aumentaria a adoção das tecnologias nas atividades acadêmicas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La sumisión de un artículo a el Journal of Health Informatics es entendida como exclusiva y que no esta siendo considerado para publicación en otro periódico. La permisión de los autores para la publicación de su artículo en lo JHI implica en la exclusiva autorización concedida a los editores para su inclusión en la revista. Al someter un artículo, a lo autor será solicitada la permisión electrónica de una Nota de Copyright. Una mensaje electrónica será enviada a lo autor correspondiente confirmando el recibo del manuscrito y lo aceite de la Nota de Copyright.