Predição da taxa de ocupação das UTIs nas regiões brasileiras considerando a vacinação
Palabras clave:
Leitos de UTI, Machine Learning, COVID-19Resumen
Objetivos: Propor um modelo de Machine Learning para predição das taxas de ocupação de leitos de UTI no Brasil e em suas regiões em decorrência da COVID-19 utilizando Support Vector Regression. Métodos: Inicialmente, foi realizada a predição da taxa de vacinação para utilizá-la como parâmetro para a predição da taxa de ocupação dos leitos de UTI no Brasil e em suas regiões, para 7, 14, 21 e 28 dias. A técnica Grid Search foi utilizada para definição dos hiperparâmetros do modelo. Resultados: O modelo usando o kernel rbf obteve os melhores resultados preditivos, portanto foi o utilizado. O erro obtido, no geral, foi satisfatório, onde as predições apontaram para um declínio na ocupação dos leitos de UTI. Conclusão: Os resultados desta pesquisa apontam que deve haver uma significativa redução da ocupação dos leitos de UTI conforme mais pessoas forem completamente imunizadas, tanto no Brasil como um todo quanto em suas regiões.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Gabriel Caldas Barros e Sá, Augusto Vinícius da Silva, Náthalee Cavalcanti de Almeida Lima, Samara Martins Nascimento
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
La sumisión de un artículo a el Journal of Health Informatics es entendida como exclusiva y que no esta siendo considerado para publicación en otro periódico. La permisión de los autores para la publicación de su artículo en lo JHI implica en la exclusiva autorización concedida a los editores para su inclusión en la revista. Al someter un artículo, a lo autor será solicitada la permisión electrónica de una Nota de Copyright. Una mensaje electrónica será enviada a lo autor correspondiente confirmando el recibo del manuscrito y lo aceite de la Nota de Copyright.