Visitas em ambientes virtuais manejadas por cardiologistas pediátricos: relato de experiência

Authors

  • Candyce de Andrade Cardoso Círculo do Coração de Pernambuco
  • Vanessa Oliveira Pacífico de Souza Círculo do Coração de Pernambuco
  • Lúcia Roberta Didier Nunes Moser Círculo do Coração de Pernambuco
  • Felipe Alves Mourato Círculo do Coração de Pernambuco
  • Sandra da Silva Mattos Círculo do Coração de Pernambuco

Keywords:

Telemedicina, Cardiologia, Assistência à Saúde

Abstract

Objetivo: Relatar a experiência de contatos diários entre um centro de cardiologia pediátrica e 14 centros de saúde públicos da Paraíba. Metodologia: Diariamente, os cardiologistas deveriam estabelecer contato com as maternidades paraibanas. Essa comunicação poderia ser por WebEx, Skype ou, em último caso, via telefone. Foram anotados todos os casos clínicos e análises de ecocardiogramas, além das dificuldades enfrentadas para uma comunicação eficaz. O período entre 02/01/2013 e 05/08/2013 foi analisado. Resultados: Houve 1523 contatos entre o centro de referência e os 14 centros. Dificuldade técnica ocorreu em 363 das comunicações, sendo a dificuldade de responder ao chamado a maior responsável (57,7%) seguida pelos problemas com a conexão a internet (11,8%). Durante o período, foram discutidos 871 casos e 100 ecocardiogramas. Conclusão: Apesar das dificuldades estruturais foi possível manter uma boa comunicação e conduzir um grande número de casos. Por outro lado, o fator humano foi responsável pela maioria das dificuldades.

Published

2014-09-24

How to Cite

Cardoso, C. de A., de Souza, V. O. P., Moser, L. R. D. N., Mourato, F. A., & Mattos, S. da S. (2014). Visitas em ambientes virtuais manejadas por cardiologistas pediátricos: relato de experiência. Journal of Health Informatics, 6(3). Retrieved from https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/299

Issue

Section

Relato de Experiência

Similar Articles

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)