Ossos ID: uma proposta de banco de dados didático de peças anatômicas para área da saúde

Autores/as

  • Helson Freitas Silveira Médico Veterinário. Laboratório de Anatomia. Departamento de Morfologia na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza (CE), Brasil.
  • Ana Christina de Sousa Silveira Bióloga. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza (CE), Brasil.
  • Levi Ximenes Feijão Estudante de Graduação em Ciências Biológicas. Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza (CE), Brasil
  • Gilberto Santos Cerqueira Farmacêutico. Professor Adjunto. Laboratório de Anatomia, CSHNB, Universidade Fedeal do Piauí, Picos (PI), Brazil.
  • Howard Lopes Ribeiro Junior Biólogo. Mestre e Doutorando em Ciências Médicas. Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza (CE), Brasil. Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção (CE), Brasil. Pós-Graduando em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo, São Paulo (SP), Brasil.

Palabras clave:

Anatomia, Ossos, Sistemas de Gerenciamento de Base de Dados, Ensino

Resumen

Objetivo: Desenvolvimento e padronização de uma base de dados didática para armazenamento de informações relacionadas às coleções de peças osteológicas humanas acondicionadas no ossário do Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Ceará. Método: A presente pesquisa trata-se de um estudo descritivo-exploratório executado em três etapas distintas: na primeira, foi desenvolvida a base de dados OssosID; na segunda etapa foi realizado a aplicação da base de dados OssosID e a terceira etapa consistiu na disponibilização da base de dados OssosID em nuvem, a partir do uso de software gratuito disponível online. Resultados e Conclusão: Após o desenvolvimento, aplicação e disponibilização da base de dados OssosID,foi possível observar que esta plataforma tornou-se viável para o seu uso contínuo e de rotina nas atividades do Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Ceará, podendo servir como modelo para outras instituições de ensino e pesquisa devido a sua facilidade de operação e uniformidade.

Publicado

2015-10-19

Cómo citar

Silveira, H. F., Silveira, A. C. de S., Feijão, L. X., Cerqueira, G. S., & Ribeiro Junior, H. L. (2015). Ossos ID: uma proposta de banco de dados didático de peças anatômicas para área da saúde. Journal of Health Informatics, 7(4). Recuperado a partir de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/354

Número

Sección

Artículo Original

Artículos similares

<< < 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.