APA-PED: Desenvolvimento e padronização de usabilidade de um aplicativo de avaliação pré-anestésica pediátrico

Autores

  • Igor Renan Vasconcelos de Sousa Médico residente do Programa de Anestesiologia pela Universidade Federal do Ceará.
  • Matheus Vasconcelos de Sousa O autor declara ausência de conflito de interesse com a presente pesquisa.
  • Washington Aspilicueta Pinto Filho Médico preceptor do Programa de Anestesiologia pela Universidade Federal do Ceará. Médico Anestesista do Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC.
  • Flávio Lobo Maia Médico Anestesista. Professor Supervisor do Programa de Anestesiologia. Médico do Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC.
  • Howard Lopes Ribeiro Junior Biólogo. Especialista em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo. Mestre e Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará. Professor do Programa de Pós-graduação em Patologia da Universidade Federal do Ceará. Professor do Programa de Pós-graduação em Medicina Translacional da Universidade Federal do Ceará.

Palavras-chave:

Anestesia, Pediatria, Aplicativos Móveis

Resumo

Objetivo: Desenvolvimento e padronização do aplicativo de Avaliação Pré-Anestésica Pediátrica, o APA-PED, consistindo em uma proposta de uma base de dados clínica intuitiva, informatizada e de baixo custo, a fim de normatizar e consolidar uma ficha de orientação para a consulta clínica pré- operatória de pacientes pediátricos. Método: Estudo do tipo descritivo-exploratório buscando otimizar e informatizar os procedimentos clínicos de consulta pré-anestésica pediátrica a partir do desenvolvimento do APA-PED e da aplicação e validação da usabilidade deste aplicativo como ferramenta para auxílio da avaliação pré-anestésica mediante uso do questionário System Usability Scale (SUS) aplicados à médicos anestesistas experientes. Resultados e Conclusão: Foi identificado que a média total de pontos obtidas pelos avaliadores pelo questionário do SUS foi de 85,25±9,068, representando que a usabilidade do APA-PED pode ser considerada como “melhor imaginável”, validando que este aplicativo é eficiente para o auxílio do processo pré-operatório do paciente pediátrico.

Biografia do Autor

Washington Aspilicueta Pinto Filho, Médico preceptor do Programa de Anestesiologia pela Universidade Federal do Ceará. Médico Anestesista do Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC.

O autor declara ausência de conflito de interesse com a presente pesquisa.

Downloads

Publicado

10-06-2021

Como Citar

Sousa, I. R. V. de, Sousa, M. V. de, Filho, W. A. P., Maia, F. L., & Ribeiro Junior, H. L. (2021). APA-PED: Desenvolvimento e padronização de usabilidade de um aplicativo de avaliação pré-anestésica pediátrico. Journal of Health Informatics, 13(2). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/791

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.