Uso das tecnologias da informação e comunicação nas ações médicas a distância: um caminho promissor a ser investido na saúde pública
Palabras clave:
Informática médica, Tecnologia biomédica, Tecnologia da informação, TelemedicinaResumen
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão sendo utilizadas de forma crescente na área da saúde com o intuito de auxiliar na tomada de decisões. A presente pesquisa teve como objetivo descrever o uso das principais TICs na área da saúde para realização de ações médicas a distância com foco na qualificação da assistência em saúde, por meio de uma revisão de literatura. A telemedicina é uma das opções de prestação da assistência médica a pacientes que estão geograficamente distantes. Em 2009 o Ministério da Saúde lançou o programa Telessaúde Brasil Redes, no qual são reunidas diversas instituições formadoras de gestão e serviços de saúde responsáveis pela formulação e gestão de teleconsultorias, telediagnósticos e segunda opinião formativa, pelos quais trabalhadores e profissionais do Sistema único de Saúde (SUS) podem obter teleconsultorias e telediagnósticos e, deste modo, garantir maior abrangência e acesso à saúde, educação e prevenção, mesmo de lugares mais distantes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La sumisión de un artículo a el Journal of Health Informatics es entendida como exclusiva y que no esta siendo considerado para publicación en otro periódico. La permisión de los autores para la publicación de su artículo en lo JHI implica en la exclusiva autorización concedida a los editores para su inclusión en la revista. Al someter un artículo, a lo autor será solicitada la permisión electrónica de una Nota de Copyright. Una mensaje electrónica será enviada a lo autor correspondiente confirmando el recibo del manuscrito y lo aceite de la Nota de Copyright.