Chatbots para redução da hesitação vacinal: revisão sistemática da literatura

Autores

  • Thuany Luana do Nascimento UFPE
  • Maria Eduarda Irenira Bandeira da Silva UFPE
  • Claudia Marina Tavares de Araújo UFPE
  • Amadeu Sá de Campos Filho UFPE

DOI:

https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1261

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Educação em Saúde, Hesitação vacinal

Resumo

OBJETIVO: O estudo tem como alvo descrever como os chatbots têm sido utilizados como estratégia de educação em saúde na redução da hesitação vacinal. MÉTODO: Trata-se de uma revisão sistemática das bases de dados ACM, IEEE, Scielo, Periódico Capes, BVS, PUBMED nos últimos 5 anos com os descritores: imunização ou vacinação, hesitação vacinal e educação em saúde, nos idiomas português, inglês e espanhol. RESULTADOS: A busca inicial identificou 2.011 resultados. Na fase de análise dos títulos e resumos sobraram 18 estudos. Por fim, foram incluídos apenas 06 artigos analisados. Integralmente, os artigos buscavam avaliar a mudança significativa dos indivíduos após a experiência com o emprego do chatbot. CONCLUSÃO: Os chatbots são uma ferramenta valiosa que não apenas fornece informações confiáveis, mas também cria um ambiente de apoio para os usuários, contribuindo para a promoção da saúde pública, especialmente no contexto da vacinação.

Biografias Autor

Thuany Luana do Nascimento, UFPE

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (POSCA) na UFPE, Recife, PE, Brasil.

Maria Eduarda Irenira Bandeira da Silva, UFPE

Discente do Curso de Medicina no Centro de Ciências Médicas na UFPE, Recife, PE, Brasil

Claudia Marina Tavares de Araújo, UFPE

Docente do Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (POSCA) na UFPE, Recife, PE, Brasil.

Amadeu Sá de Campos Filho, UFPE

Docente do Curso de Medicina no Centro de Ciências Médicas na UFPE, Recife, PE, Brasil

Docente do Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (POSCA) na UFPE, Recife, PE, Brasil.

Referências

Lafnitzegger A, Gaviria-Agudelo C. Vaccine hesitancy in pediatrics. Adv Pediatr. 2022;69(1):163–76. https://doi.org/10.1016/j.yapd.2022.03.011

ALTAY, S. et al. Information delivered by a chatbot has a positive impact on COVID-19 vaccines attitudes and intentions. Journal of Experimental Psychology: Applied, v. 29, n. 1, p. 52-62, 2023. DOI: 10.1037/xap0000400.

Santoli, J.M.; Lindley, M.C.; DeSilva, M.B.; Kharbanda, E.O.; Daley, M.F.; Galloway, L.; Gee, J.; Glover, M.; Herring, B.; Kang, Y.;et al. Effects of the COVID-19 pandemic on routine pediatric vaccine ordering and administration—United States, 2020. MMWR Morb. Mortal Wkly. Rep. 2020, 69, 591–593. [CrossRef]

Nunes L. Instituto de Estudos para Políticas de Saúde. Panorama da Cobertura Vacinal no Brasil, 2020 [Internet]. São Paulo: 2021. Disponível em: https://download.uol.com.br/files/2021/09/6149375_metas-de-coberturas-vacinais.pdf.

Sato APS. Pandemia e cobertura vacinal: desafios do retorno às escolas. Rev Saúde Pública. 2020;54(115):1-8. https://doi. org/10.11606/s1518-8787.2020054003142

Melo JEB, et al. Vaccination hesitation in children under five years of age: a scoping review. Rev Bras Enferm. 2023;76(5):e20220707. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0707p

KOBAYASHI, T. et al. Corowa-kun: A messenger app chatbot delivers COVID-19 vaccine information, Japan 2021. Vaccine, v. 40, n. 32, p. 4654-4662, 2022. DOI: 10.1016/j.vaccine.2022.06.007. Epub 2022 Jun 8. PMID: 35750541; PMCID:PMC9174339.

Brewer, N. T., Chapman, G. B., Rothman, A. J., Leask, J., & Kempe, A. (2017). Increasing vaccination: Putting psychological science into action. Psychological Science in the Public Interest, 18(3), 149–207. https:// doi.org/10.1177/1529100618760521

Community Preventive Services Task Force. (2015). Increasing appropriate vaccination: Provider education when used alone. https://www.the ommunityguide.org/sites/default/files/assets/Vaccination-Provider-Education- Alone.pdf

Rosenfeld, A., & Kraus, S. (2016). Strategical argumentative agent for human persuasion. ECAI’16: Proceedings of the twenty-second european conference on artificial intelligence (pp. 320–328). IOS Press https:// doi.org/10.3233/978-1-61499-672-9-320

Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., Altman, D. G., & PRISMA Group (2009). Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. PLoS medicine, 6(7), e1000097. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097

WEEKS, R. et al. Chatbot-Delivered COVID-19 Vaccine Communication Message Preferences of Young Adults and Public Health Workers in Urban American Communities: Qualitative Study. Journal of Medical Internet Research, v. 24, n. 7, p. e38418, 2022. DOI: 10.2196/38418.

LUK, T.; LUI, J.; WANG, M. Efficacy, Usability, and Acceptability of a Chatbot for Promoting COVID-19 Vaccination in Unvaccinated or Booster-Hesitant Young Adults: Pre-Post Pilot Study. J Med Internet Res, v. 24, n. 10, p. e39063, 2022. Disponível em: https://www.jmir.org/2022/10/e39063. DOI: 10.2196/39063.

KIM, Junhan et al. Designing Chatbots with Black Americans with Chronic Conditions: Overcoming Challenges against COVID-19. In: CHI Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI '22), April 29-May 5, 2022, New Orleans, LA, USA. ACM, New York, NY, USA, 17 páginas. DOI: 10.1145/3491102.3502116.

HONG, Yeong-Joo et al. Development and Evaluation of a Child Vaccination Chatbot Real-Time Consultation Messenger Service during the COVID-19 Pandemic. Applied Sciences, v. 11, n. 24, p. 12142, 2021. DOI: 10.3390/app112412142.

Publicado

2024-11-19

Como Citar

do Nascimento, T. L., da Silva, M. E. I. B., de Araújo, C. M. T., & de Campos Filho, A. S. (2024). Chatbots para redução da hesitação vacinal: revisão sistemática da literatura. Journal of Health Informatics, 16(Especial). https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1261

Artigos Similares

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.