Desenvolvimento de um chatbot na Atenção Primária à Saúde

Autores

  • Rodrigo Ramos Rodrigues Secretaria de Saúde
  • Amanda dos Santos Vasconcellos Inspirali Ecossistema de Educação Médica
  • Amadeu Sá de Campos Filho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1317

Palavras-chave:

Aplicações da Informática Médica, Acesso à Informação de Saúde, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Objetivo: Este estudo propõe o desenvolvimento de um chatbot para melhorar o acesso à informação na Atenção Primária à Sáude. Método: Realizou-se um estudo transversal, prospectivo, analítico e observacional com abordagem quali-quantitativa em uma Unidade de Saúde da Família em Pernambuco. Após o levantamento do perfil dos pacientes e a determinação do conteúdo, um protótipo foi desenvolvido na plataforma ManyChat e integrado ao aplicativo Telegram para avaliação pelos usuários através da aplicação da System Usability Scale e do User Experience Questionnaire. Resultados: A satisfação geral obteve média de 85,3, enquanto que as qualidades pragmática e hedônica foram iguais a 2,281 e 1,843, respectivamente. Conclusão:  Apesar de limitações técnicas, o assistente virtual teve uma aceitação positiva na avaliação dos usuários, destacando o potencial das tecnologias da informação na atenção primária à saúde. Pesquisas futuras devem realizar a validação de conteúdo por especialistas e ampliar os testes com pacientes.

Biografias Autor

Rodrigo Ramos Rodrigues, Secretaria de Saúde

Residente de medicina de família e comunidade, Secretaria de Saúde, Jaboatão dos Guararapes (PE), Brasil.

Amanda dos Santos Vasconcellos, Inspirali Ecossistema de Educação Médica

Sanitarista Cientista de Dados, Inspirali Ecossistema de Educação Médica, Recife (PE), Brasil.

Amadeu Sá de Campos Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor, Centro de Ciências Médicas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife (PE), Brasil.

Referências

Starfield B, Shi L, Macinko J. Contribution of primary care to health systems and health [Interneet]. Milbank Q. 2005 [citado 15 jun 2023];83(3):457-502. Disponível: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2690145/pdf/milq0083-0457.pdf DOI: https://doi.org/10.1111/j.1468-0009.2005.00409.x

International Conference on Primary Health Care. Declaration of Alma-Ata [Internet]. WHO Chron. 1978 [citado 15 jun 2023];32(11):428-30. Disponível em: https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/347879/WHO-EURO-1978-3938-43697-61471-eng.pdf?sequence=1

Macinko J, Harris MJ. Brazil's family health strategy-delivering community-based primary care in a universal health system [Internet]. N Engl J Med. 2015 Jun 4 [citado 15 jun 2023];372(23):2177-81. Disponível em: https://spiral.imperial.ac.uk/bitstream/10044/1/28067/2/NEJM%20Brazil%20perspective%20Macinko%20Harris%202015%20.pdf doi: 10.1056/NEJMp1501140. DOI: https://doi.org/10.1056/NEJMp1501140

Coutinho LRP, Barbieri AR, Santos MLM. Acolhimento na Atenção Primária à Saúde: revisão integrativa [Internet]. Saúde debate. 2015 [citado 15 jun 2023];39:514-24. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/sdeb/2015.v39n105/514-524/# DOI: https://doi.org/10.1590/0103-110420151050002018

Tesser CD, Norman AH, Vidal TB. Acesso ao cuidado na Atenção Primária à Saúde brasileira: situação, problemas e estratégias de superação [Internet]. Saúde debate. 2018 [citado 17 jun 2023];42:361-78. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/cLcqmxhpPLWJjJMWrq9fL4K/?lang=pt DOI: https://doi.org/10.1590/0103-11042018s125

Brehmer LCF, Verdi M. Acolhimento na Atenção Básica: reflexões éticas sobre a Atenção à Saúde dos usuários [Internet]. Cien Saude Colet. 2010 [citado 17 jun 2023];15:3569-78. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/ssm/content/raw/?resource_ssm_path=/media/assets /csc/v15s3/v15s3a32.pdf DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000900032

Alonso CMC, Béguin PD, Duarte, FJCM. Trabalho dos agentes comunitários de saúde na Estratégia Saúde da Família: metassíntese [Internet]. Rev. saúde pública. 2018 [citado 17 jun 2023];52:1-13. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/PjNYDyTH3wkVvffVP9cG8Sc/?format=pdf&lang=pt

Poli P Neto, Tesser CD, Monteiro GH, Boso PFM, Lemos G. O uso do correio eletrônico na comunicação entre usuários e uma equipe de saúde da família: relato de experiência [Internet]. Rev bras med fam comunidade. 2015 [citado 27 jun 2023];10(37):1-9. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/1167/741 DOI: https://doi.org/10.5712/rbmfc10(37)1167

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção em Saúde, Departamento de Atenção Básica. Manual do instrumento de avaliação da atenção primária à saúde: primary care assessment tool pcatool – Brasil [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2020 [citado 29 jun 2023]. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/12052020_Pcatool.pdf

Golinelli D, Boetto E, Carullo G, Nuzzolese AG, Landini MP, Fantini MP. Adoption of digital technologies in health care during the COVID-19 pandemic: systematic review of early scientific literature [Internet]. J Med Internet Res. 2020 [citado 29 jun 2023];22(11):e22280. Disponível em: https://www.jmir.org/2020/11/e22280/PDF doi: 10.2196/22280 DOI: https://doi.org/10.2196/22280

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios− PNAD Contínua. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; 2021

Paulo F. A dialogicidade - essência da educação como prática da liberdade. In: Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1987. p. 50–76.

Lestari B, Rifiani PI, Gati AB. The use of the usability scale system as an evaluation of the kampung heritage kajoetangan guide ebook application [Internet]. Eur J Bus Manag Res. 2021 [citado 30 jun 2023];6(6):156-61. Disponível em: https://ejbmr.org/index.php/ejbmr/article/view/1113/625 DOI: https://doi.org/10.24018/ejbmr.2021.6.6.1113

Schrepp M, Hinderks A, Thomaschewski J. Design and evaluation of a short version of the user experience questionnaire (UEQ-S) [Internet]. Int j interact multimed. 2017 [citado 30 jun 2023];4(6):103-8. Disponível em: https://idus.us.es/bitstream/handle/11441/107084/ijimai20174_6_14_pdf_20309.pdf? DOI: https://doi.org/10.9781/ijimai.2017.09.001

Milne-ives M, Cock C, Lim E, Shehadeh MH, Pennington N, Mole G. The effectiveness of artificial intelligence conversational agents in health care: systematic review [Internet]. J Med Internet Res. 2020 [citado 9 mar 2024];22(10):e20346. Disponível em: https://www.jmir.org/2020/10/e20346/ DOI: https://doi.org/10.2196/20346

Publicado

2024-11-19

Como Citar

Rodrigues, R. R., Vasconcellos, A. dos S., & de Campos Filho, A. S. (2024). Desenvolvimento de um chatbot na Atenção Primária à Saúde. Journal of Health Informatics, 16(Especial). https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1317

Artigos Similares

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.