Avaliação de habilidades sensório-motoras em ambientes de realidade virtual para treinamento médico: uma revisão sistemática

Autores

  • Alexandre Martins dos Anjos USP
  • Fátima de Lourdes dos Santos Nunes
  • Romero Tori

Palavras-chave:

Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Aquisição de habilidades, Treinamento.

Resumo

Estudos sobre as contribuições oriundas do campo de desenvolvimento de Habilidades Sensório-Motoras (HSM) são imprescindíveis para a área de treinamento médico. Considerando experiências encontradas especialmente nesse contexto, a proposta deste trabalho consiste em uma investigação que utiliza um processo de Revisão Sistemática (RS) para recuperar o estado da arte sobre metodologias de avaliação de aquisição de HSM. Com a RS foi possível identificar métricas que são usadas em estratégias de avaliação de aquisição de HSM tanto em ambientes reais quanto virtuais. Após a identificação dessas métricas, desenvolveu-se uma análise para categorizá-las, de acordo com o seu grau de similaridade e contextos de aplicação. Nesse sentido, o estudo revela possíveis métricas que contribuirão para criação de uma nova metodologia de avaliação de aquisição de HSM para ambientes de Realidade Virtual.

Biografia Autor

Alexandre Martins dos Anjos, USP

Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação - área de Tecnologia Educacional

Publicado

2012-03-27

Como Citar

Anjos, A. M. dos, Nunes, F. de L. dos S., & Tori, R. (2012). Avaliação de habilidades sensório-motoras em ambientes de realidade virtual para treinamento médico: uma revisão sistemática. Journal of Health Informatics, 4(1). Obtido de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/179

Edição

Secção

Artigo de Revisão

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)