Programa de educação permanente para o uso do prontuário eletrônico do paciente na enfermagem

Autores

  • Rosane Barreto Cardoso UNIFESP
  • Beatriz Jansen Ferreira UNIFESP UNICAMP
  • Wolney Andrade Martins UFF
  • Sérgio Bassalo Paludeto

Palavras-chave:

Informática em Enfermagem, Educação Permanente, Prontuário Eletrônico

Resumo

Objetivo: O presente artigo teve como objetivo avaliar um Programa de Educação Permanente para equipe de enfermagem para o uso do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Método: Foi realizada análise retrospectiva de 95 testes e questionários preenchidos por novos colaboradores após o treinamento, no período de fevereiro a junho de 2014. Foi aplicado o teste de Mann-Whitney para avaliar a relação da nota dos testes com variáveis qualitativas. Resultados: Fatores como gênero, idade e ter experiência anterior com PEP não promoveram melhora no desempenho do uso do PEP.  Possuir graduação e ter domínio em informática influenciaram na percepção de melhoria do desempenho. Conclusão: Assim, salienta-se a necessidade de as instituições da saúde adotarem políticas que contribuam para a qualificação de seus profissionais.

Biografia do Autor

Rosane Barreto Cardoso, UNIFESP

Mestre em Ensino em Ciências da Saúde, pelo CEDESS/UNIFESP; Pós-graduada em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD, pela UFF; Especialista em Enfermagem em Cardiologia pela UNIFESP; Pós-graduada em Docência para o Ensino Superior, pela FALC e Pós-graduada em Gestão em Enfermagem, pela UNIFESP.

Beatriz Jansen Ferreira, UNIFESP UNICAMP

Pós-doutora em Ciências da Saúde na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. É docente do Programa de Pós Graduação Ensino em Ciências da Saúde do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde - CEDESS da UNIFESP. Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É Coordenadora de Projetos do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem - EA2 da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp, onde foi assessora para implantação da Faculdade de Ciências Aplicadas - FCA de 205 a 2009, coordenando o Núcleo Básico Geral Comum, tendo sido a docente responsável pela disciplina Ética e Cidadania, integrante deste núcleo. É presidente do Conselho do Programa de Moradia Estudantil da Unicamp. Na área da educação desenvolve atividades de pesquisa, docência e de consultoria há mais de 25 anos nas áreas de avaliação, organização curricular e inovação pedagógica. Criou há 13 anos a disciplina Ética e Cidadania, que tem sido oferecida regularmente na Unicamp como disciplina eletiva dentro das Atividades Multidisciplinares no âmbito da Pró-Reitoria de Graduação da UNICAMP. Tem trabalhado nos últimos quinze anos em pesquisas no âmbito de organizações curriculares inovadoras. Foi assessora junto a Pró- reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários PREAC/ Unicamp de 2007 a 2008 atuando como Coordenadora de Assuntos Comunitários. Atuou no âmbito da formação e gestão como consultora pela UNESCO e OPAS junto as Secretarias de Assistência à Saúde - SAS e Secretaria de Vigilância à Saúde/DASIS/MS de 2000 à 2006, atuando como tutora no Programa Profae. Atua desde de julho de 2009 no âmbito da formação junto ao Programa Pró- Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - SGTES do Ministério da Saúde como membro da Comissão Assessora para a formação de recursos humanos em saúde. Foi consultora junto a FUNDAP no Programa de formação de técnicos de enfermagem TEC-SAÚDE, atuando como assessora da Coordenação Pedagógica na elaboração de material áudio-visual e eventos presenciais e de EAD no campo da avaliação de 2009 a 2010. Foi consultora pela FioCruz junto a Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS - UNA - SUS na área de avaliação em ambientes presenciais e de EAD de 2010 a 2013 . Tem exercido atividades de atenção à saúde em UBS, de docência, pesquisa e de consultoria há 30 anos no âmbito da saúde nas áreas de Saúde Coletiva e Epidemiologia, tanto na graduação como na pós-graduação e na educação nas áreas de formação de recursos humanos em saúde, currículos na saúde e inovação pedagógica. Exerceu atividades de consultoria nas áreas de saúde e educação junto a órgãos internacionais como OPAS, UNESCO e PNUD. Tem experiência no uso de plataformas digitais e ambientes virtuais de aprendizagem há mais de 10 anos em instituições como Ministério da Saúde, Fundap e UNASUS.

Wolney Andrade Martins, UFF

Graduado em MEDICINA pela Universidade Federal Fluminense (UFF-1990); Residência Médica em Cardiologia (UFF-1994); Mestrado em Ciências Cardiovasculares (UFF-1997); e Doutorado em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (2002). Foi Professor Titular do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Teresópolis-RJ) até 2009 onde atuou como professor e regente da disciplina de clínica médica do curso de graduação em medicina e ocupou a Coordenação Geral da Residência Médica e a Coordenação Geral das Residências. Em 2010 assumiu como professor do Departamento de Medicina Clínica (cardiologia) da Faculdade de Medicina da UFF. Atua, principalmente, nos seguintes temas: cardiomiopatias, insuficiência cardíaca, lesões cardiovasculares na anemia falciforme, doenças sistêmicas e coração. Coordenou grupo de pesquisa sobre insuficiência cardíaca no UNIFESO, sob fomento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). editor da Revista Brasileira de Cardiologia no biênio 2012-2013. Coordena grupo de pesquisa sobre Cardio-Oncologia na UFF.

Sérgio Bassalo Paludeto

Coordenador de TI

Downloads

Publicado

14-03-2017

Como Citar

Cardoso, R. B., Ferreira, B. J., Martins, W. A., & Paludeto, S. B. (2017). Programa de educação permanente para o uso do prontuário eletrônico do paciente na enfermagem. Journal of Health Informatics, 9(1). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/429

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)