Validação de um chatbot como ferramenta para acompanhamento da dor crônica
DOI:
https://doi.org/10.59681/2175-4411.v15.iEspecial.2023.1076Palavras-chave:
Dor Crônica, Evolução Clínica, Sistemas ComputacionaisResumo
Neste trabalho estudamos o uso de um chatbot como ferramenta de monitoramento da dor crônica. Foi realizada anamnese em 28 pacientes e, posteriormente, a resposta da intensidade da dor de cada paciente foi coletada pelo terapeuta e pelo chatbot. Foi obtida uma forte correlação de 0,94 entre a intensidade da dor coletada pelo terapeuta e o chatbot. Observamos que 50% das respostas ao chatbot foram registradas cerca de 30 minutos após o envio da mensagem. Pacientes na faixa etária de 30-60 anos responderam mais rápido do que outros. Com relação ao gênero, os pacientes do sexo masculino responderam mais rápido ao chatbot em média. Na medida em que as respostas foram registradas ao longo dos dias pelo chatbot, as respostas registradas diminuíram de forma aproximadamente linear. Validamos o chatbot como um monitoramento eficiente da intensidade da dor, sendo uma ferramenta de fácil interação e boa adesão por parte dos pacientes.
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