Avaliação de gamificação para softwares de atividades físicas para idosos

Autores

  • Arthur Santos Universidade de Pernambuco
  • Jackson Silva Universidade de Pernambuco
  • Elyda Freitas Universidade de Pernambuco
  • Everton R. Silva Universidade de Pernambuco
  • Lorena Santos Universidade de Pernambuco
  • Alex Ramos Universidade de Pernambuco
  • Laryssa Lopes Faculdade de Medicina do Sertão
  • Vinicius C. Garcia Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1358

Palavras-chave:

Idoso, Exercício Físico, Gamificação

Resumo

Considerando o sedentarismo como um dos principais fatores de morte em idosos, a gamificação surge como uma ferramenta para incentivar a prática de atividades físicas para esse público. Objetivo: este estudo propõe heurísticas e um instrumento capaz de avaliar gamificação em software para fins de engajamento dos usuários idosos na realização de atividades físicas. Método: o método exploratório de estudo de campo foi adotado. Resultados: um protocolo com foi criado com base em heurísticas dispersas pela literatura. Conclusão: os artefatos concebidos são replicáveis dentro de contextos similares de desenvolvimento de software.

Biografia do Autor

Arthur Santos, Universidade de Pernambuco

Graduando, Campus Caruaru, Universidade de Pernambuco, Caruaru (PE), Brasil.

Jackson Silva, Universidade de Pernambuco

Prof. Msc, Campus Caruaru, Universidade de Pernambuco, Caruaru (PE), Brasil.

Elyda Freitas, Universidade de Pernambuco

Prof. Dr, Campus Caruaru, Universidade de Pernambuco, Caruaru (PE), Brasil.

Everton R. Silva, Universidade de Pernambuco

Graduando, Campus Caruaru, Universidade de Pernambuco, Caruaru (PE), Brasil.

Lorena Santos, Universidade de Pernambuco

Graduando, Campus Caruaru, Universidade de Pernambuco, Caruaru (PE), Brasil.

Alex Ramos, Universidade de Pernambuco

Prof. Dr, Campus Caruaru, Universidade de Pernambuco, Caruaru (PE), Brasil.

Laryssa Lopes, Faculdade de Medicina do Sertão

Doutora, Docente do curso de Medicina da Faculdade de Medicina do Sertão, Arcoverde (PE).

Vinicius C. Garcia, Universidade Federal de Pernambuco

Prof. Dr, Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, Recife (PE), Brasil.

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Publicado

19-11-2024

Como Citar

Santos, A., Silva, J., Freitas, E., Silva, E. R., Santos, L., Ramos, A., … Garcia, V. C. (2024). Avaliação de gamificação para softwares de atividades físicas para idosos. Journal of Health Informatics, 16(Especial). https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1358

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