Análise de sentimentos sobre temas de saúde em mídia social
Keywords:
Análise de sentimento, Doenças, Pacientes, SaúdeAbstract
Objetivo: Identificar na literatura científica estudos sobre análise de sentimento por meio do tratamento computacional de opiniões, sentimentos e subjetividades em textos relacionados à saúde provenientes de mídias sociais. Métodos: Pesquisa de revisão narrativa de literatura com artigos publicados entre 2009-2011, nas bases de dados PubMed, ISI, ACM e IEEE. Resultados: Foram selecionados cinco artigos, segundo os critérios de inclusão. Há resultados positivos referentes à utilização da análise de sentimento como uma técnica auxiliar ou principal processo para diferentes temas. Embora o sentimento seja altamente variável e dependente do contexto, verificou-se que o método disponibiliza um conjunto de técnicas para extrair essa avaliação e lidar com os conteúdos subjetivos. Conclusão: Análise de sentimento tem sido pouco explorada em temas relacionados à saúde. Entretanto, investigações descrevem as potencialidades da aplicação destas técnicas na área da saúde como promissora para prover benefícios aos consumidores, serviços de saúde e governos.Downloads
Published
2012-09-25
How to Cite
Araujo, G. D. de, Sousa, F. S., Teixeira, F., Mancini, F., Domenico, E. B. L. D., Guimarães, M. de P., & Pisa, I. T. (2012). Análise de sentimentos sobre temas de saúde em mídia social. Journal of Health Informatics, 4(3). Retrieved from https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/195
Issue
Section
Review