Avaliação de habilidades sensório-motoras em ambientes de realidade virtual para treinamento médico: uma revisão sistemática

Autores/as

  • Alexandre Martins dos Anjos USP
  • Fátima de Lourdes dos Santos Nunes
  • Romero Tori

Palabras clave:

Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Aquisição de habilidades, Treinamento.

Resumen

Estudos sobre as contribuições oriundas do campo de desenvolvimento de Habilidades Sensório-Motoras (HSM) são imprescindíveis para a área de treinamento médico. Considerando experiências encontradas especialmente nesse contexto, a proposta deste trabalho consiste em uma investigação que utiliza um processo de Revisão Sistemática (RS) para recuperar o estado da arte sobre metodologias de avaliação de aquisição de HSM. Com a RS foi possível identificar métricas que são usadas em estratégias de avaliação de aquisição de HSM tanto em ambientes reais quanto virtuais. Após a identificação dessas métricas, desenvolveu-se uma análise para categorizá-las, de acordo com o seu grau de similaridade e contextos de aplicação. Nesse sentido, o estudo revela possíveis métricas que contribuirão para criação de uma nova metodologia de avaliação de aquisição de HSM para ambientes de Realidade Virtual.

Biografía del autor/a

Alexandre Martins dos Anjos, USP

Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação - área de Tecnologia Educacional

Publicado

2012-03-27

Cómo citar

Anjos, A. M. dos, Nunes, F. de L. dos S., & Tori, R. (2012). Avaliação de habilidades sensório-motoras em ambientes de realidade virtual para treinamento médico: uma revisão sistemática. Journal of Health Informatics, 4(1). Recuperado a partir de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/179

Número

Sección

Revisión

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a