Atuação das enfermeiras nos processos de educação e capacitação em informática no Hospital Sírio-Libanês

Autores

  • Gleicy Elaine de Oliveira SBIS
  • Patrícia de Brito Gonçalves
  • Patrícia Gomes do Amaral
  • Paula de Brito Gonçalves

Palavras-chave:

Informática em Enfermagem, Informática Médica, Capacitação

Resumo

Objetivo: Aumentar a segurança e a qualidade dos processos assistenciais é uma das principais preocupações na saúde. Os erros ocorrem em sua maioria na administração de medicamentos. Este trabalho tem o objetivo de demonstrar o quanto o suporte a  informatização garante a diminuição dos erros e a qualidade da assistência prestada aos pacientes. Métodos: Foram analisados, de forma qualiquantitativa, os chamados Help Desk nos anos de 2009, 2010 e 2011, relacionados às áreas assistenciais. Os dados foram coletados utilizando-se a  ferramenta Business Intelligence (BI).  Resultados: A evolução em 2011 chegou a 69,5% menos chamados na ferramenta utilizada pelos enfermeiros, 48,8% na ferramenta utilizada pelos médicos e 6,8% no Prontuário Eletrônico, ficando claro que o suporte a utilização das ferramentas diminuíram as chances de erros e dúvidas. Conclusão: Constatou-se que após o início da atuação das enfermeiras houve uma queda significativa na quantidade de chamados no Help Desk, relacionados aos módulos assistenciais.

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Publicado

19-12-2012

Como Citar

Oliveira, G. E. de, Gonçalves, P. de B., Amaral, P. G. do, & Gonçalves, P. de B. (2012). Atuação das enfermeiras nos processos de educação e capacitação em informática no Hospital Sírio-Libanês. Journal of Health Informatics, 4. Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/250

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Artigo Original

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