Realidade virtual como ferramenta educacional e assistencial na saúde: uma revisão integrativa

Autores/as

  • Amadeu Sá de Campos Filho Nucleo de Telessaúde Centro de Ciências Médicas Universidade federal de Pernambuco
  • William Baruch de lemos Unisãomiguel
  • Rafaela Cristina de souza UNISÃOMIGUEL
  • Leide Laura Barbosa de Lima UNISÃOMIGUEL

Palabras clave:

Realidade virtual, Saúde, Educação

Resumen

Objetivo:  Esse artigo buscar conhecer como está sendo o uso da realidade virtual (RV) no campo da saúde. Método: Utilizou-se uma revisão integrativa que seguiu três etapas: elaboração do problema, coleta de dados e interpretação dos dados. Resultado: As principais áreas da saúde que utilizaram a realidade virtual foram, treinamento profissional, promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos, reabilitação da saúde e outras (planejamento de cirurgia, ensino e avaliação do aprendizado). Entre os tipos de realidade virtual o que teve maior destaque foi a realidade virtual de simulação usada majoritariamente nos treinamentos profissionais. Conclusão: A realidade virtual possibilita ao usuário interações com o ambiente virtual semelhante a interação como o mundo real, isso facilita o ensino profissional, as práticas de prevenção e promoção, além da reabilitação, entretanto ainda não está sendo explorada e disseminada na prática.

Biografía del autor/a

William Baruch de lemos, Unisãomiguel

educação em saúde, fisiologia, tecnologia educacioanal

Publicado

2020-06-08

Cómo citar

Campos Filho, A. S. de, de lemos, W. B., de souza, R. C., & de Lima, L. L. B. (2020). Realidade virtual como ferramenta educacional e assistencial na saúde: uma revisão integrativa. Journal of Health Informatics, 12(2). Recuperado a partir de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/708

Número

Sección

Revisión

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