Intervenção por realidade virtual e exercício físico em idosos

Autores

  • Thaís Sporkens Magna Universidade Estadual de Campinas Unicamp
  • Alexandre Fonseca Brandão Universidade Estadual de Campinas Unicamp
  • Paula Teixeira Fernandes Universidade Estadual de Campinas Unicamp

Palavras-chave:

Envelhecimento, Realidade Virtual, Exercício Físico

Resumo

Objetivo: Comparar nos idosos a evolução do equilíbrio, cognição e marcha durante a prática de exercício físico com a realidade virtual. Métodos: 31 participantes de ambos os sexos, foram divididos nos grupos: 1. Realidade Virtual (RV); 2. Exercício Físico (EF) e 3. Realidade Virtual e Exercício Físico (RVEF), realizaram procedimentos com um quebra-cabeça virtual (grupos RV) e/ou exercício físico de caminhada (grupos EF), durante 5 meses. Resultados: Na atenção todos os grupos aumentaram o escore médio após o período de intervenção. Na memória as diferenças estatisticamente significativas ocorreram nos grupos RV e RVEF. No equilíbrio todos os grupos aumentaram o escore após o período de intervenção. Na marcha o grupo RVEF obteve melhor resultado. Conclusões: As intervenções por RV e EF mostraram-se eficazes para a melhora do equilíbrio, marcha, atenção e memória. Portanto, conclui-se que a intervenção por RV associada ao EF melhora o desempenho físico funcional em idosos.

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Publicado

03-09-2020

Como Citar

Sporkens Magna, T., Fonseca Brandão, A., & Teixeira Fernandes, P. (2020). Intervenção por realidade virtual e exercício físico em idosos. Journal of Health Informatics, 12(3). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/727

Edição

Seção

Artigo Original

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