Objetos de Aprendizagem: Uma Revisão Integrativa na Área da Saúde
Palavras-chave:
Tecnologia da informação, Literatura de revisão, Informática em saúdeResumo
Objetivos:
Identificar publicações acadêmicas e científicas referentes a objetos de aprendizagem desenvolvidos para a área da saúde (OAS). Métodos: Revisão integrativa, utilizando-se PubMed, LILACS, Portal de Periódico Capes, os periódicos IJELLO e Learning Techology Newsletter e expressão de busca "((learning objects) or (learning object))". Resultados: Selecionaram-se 38 trabalhos, abrangendo artigos (26), teses (4), dissertações (6) e trabalhos de curso profissionalizantes (2). Foram identificados: público alvo; área temática, concepção pedagógica que norteia a criação/desenvolvimento destes OAS; tipo de estudo realizado; forma de avaliação referente à utilização ou caraterísticas dos OAS; periódicos em que são publicados os trabalhos. Conclusão: A maioria dos estudos apresentados é descritiva, relatando predominantemente como público alvo enfermeiros e médicos. Prevalecem as avaliações que utilizam instrumentos não validados, mesclando análises quantitativa e qualitativa, referendando aspectos técnicos e pedagógicos. A utilização de OAS parece ser promissora no sentido de contribuir para o desenvolvimento educacional dos estudantes e profissionais da saúde.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de um artigo ao Journal of Health Informatics é entendida como exclusiva e que não está sendo considerada para publicação em outra revista. A permissão dos autores para a publicação de seu artigo no J. Health Inform. implica na exclusiva autorização concedida aos editores para incluí-lo na revista. Ao submeter um artigo, ao autor será solicitada a permissão eletrônica de um Termo de Transferência de Direitos Autorais. Uma mensagem eletrônica será enviada ao autor correspondente confirmando o recibo do manuscrito e o aceite da Declaração de Direito Autoral.