Identificação da Doença de Parkinson com Aprendizado Profundo: uma revisão integrativa

Autores

  • Anne de Souza Oliveira SBIS
  • João Victor Campos de Negreiro
  • Cícero Ferreira Fernandes Costa Filho
  • Marly Guimarães Fernandes Costa

Palavras-chave:

Doença de Parkinson, Smartphone, aprendizado profundo

Resumo

Objetivo: Buscou-se identificar e analisar os trabalhos científicos que tratam da identificação precoce da doença de Parkinson em propostas que associam uso de smartphones e aprendizagem de máquina profundo.  Métodos:  A busca foi realizada nas bases de dados IEEE Xplore Digital Library, Web of Science e PubMed. Dos 9 artigos identificados no IEEE Xplore, dos 7 identificados na base do Web of Science e dos 8 identificados no PubMed, após as fases de triagem e aplicação de critérios de exclusão, restaram 10 artigos. Desses 10, 4 foram publicados em revistas científicas e 6 em conferências, no período de 2018 a 2020. Resultados: Após análise dos artigos, verificou-se a existência de duas abordagens de identificação da doença de Parkinson: a identificação da doença, no estágio inicial, por meio da voz e a identificação da doença, em um estágio mais avançado, por meio dos sintomas motores. Com relação ao tipo de arquitetura de aprendizagem de máquina, a maioria dos trabalhos usou redes neurais convolutivas. Apenas três trabalhos utilizaram redes neurais recorrentes. Conclusões: Permanece ainda o desafio, em face das limitações de hardware e poder computacional, a possibilidade de embarcar o método de aprendizado profundo em smartphones.

Publicado

2021-03-15

Como Citar

Oliveira, A. de S., Negreiro, J. V. C. de, Costa Filho, C. F. F., & Costa, M. G. F. (2021). Identificação da Doença de Parkinson com Aprendizado Profundo: uma revisão integrativa. Journal of Health Informatics, 12. Obtido de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/823

Artigos Similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)