Avaliação de tecnologia de telemonitoramento e biotelemetria para o cuidado híbrido para o idoso com condição crônica

Autores

  • Antonio Valerio Netto CNPq
  • Alessandra Gallo Petraroli Tateyama

Palavras-chave:

Saúde do idoso, Tecnologia da informação, Telemedicina

Resumo

Objetivo: Este artigo descreve um trabalho de pesquisa que versou sobre a avaliação da aplicação, usabilidade e o impacto diário junto a um grupo de idosos com condição crônica de uma plataforma de cuidado digital associado ao cuidador físico em uma instituição de longa permanência. Método: A atividade foi realizada introduzindo na jornada diária do idoso, a medição da pressão arterial e o acompanhamento por uma central de atendimento. Os dados foram adquiridos por meio de um smartwatch com acesso a Internet e de um medidor de pressão com bluetooth. Posteriormente, esses dados foram analisados e conforme o resultado foi gerado uma intervenção. Resultados: A experiência obtida com o teste permitiu elencar fatores relevantes relacionados à usabilidade, processo de medição, engajamento do grupo de idosos e entender a relação entre os cuidador digital e o cuidador físico. Conclusão: O trabalho permitiu entender a rotina utilizada no processo da adoção por parte dos idosos participantes junto ao sistema de cuidado híbrido. Além disso, foi possível observar razões para concluir que é positiva a aplicação desse tipo de tecnologia para acompanhar se o idoso está aderindo ao tratamento medicamentoso, evitando, por exemplo, idas desnecessárias ao pronto socorro ou pronto atendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Valerio Netto, CNPq

Doutor em computação e matemática computacional pela USP. Possui MBA em Marketing pela FUNDACE (FEA-RP/USP). É técnico em informática industrial pela ETEP, Bacharel em computação pela Universidade Federal de São Carlos e mestre em engenharia mecânica pela USP. Em 2001 foi pesquisador visitante na Universidade de Indiana (EUA). Trabalhou cinco anos na área de P&D da Opto Eletrônica S.A. e, posteriormente, dois anos como consultor de novas tecnologias da Debis Humaitá do grupo DaimlerChrysler e um ano na T-Systems, empresa do grupo Deutsche Telekom. Em 2003, fundou a Cientistas Desenvolvimento Tecnológico, empresa focada no desenvolvimento de sistemas computacionais para as áreas de Energia & Utilities e Segurança que em 2009 foi considerada pelo Sebrae SP uma das pequenas empresas mais inovadoras do estado de São Paulo. Em 2007, fundou a XBot, primeira empresa de robótica móvel do país para as áreas de educação, pesquisa e entretenimento, que em 2011 foi uma das vencedoras do prêmio nacional de empreendedorismo e em 2012 recebeu o Prêmio MPE Brasil Estadual São Paulo de destaque em boas práticas de responsabilidade social. É o atual diretor adjunto de tecnologia (DETEC) do CIESP. É avaliador ad-hoc do CNPq, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e Assessor Científico do Fundo Mackenzie de Pesquisa. Possui mais de 80 publicações entre livros, capítulos de livros, revistas e congressos internacionais e nacionais nas áreas de computação e engenharia. Possui oito pedidos de patentes e seis registros de marcas. Coordenou em torno de 15 projetos tecnológicos financiados pela FINEP, CNPq, FAPESP e empresas privadas nos últimos cinco anos. Recebeu diversos prêmios e menções honrosas, como a do Society of Automotive Engineer (SAE) Brasil 2001 - melhor artigo na categoria Projetos e de melhor aluno do MBA em Marketing da FUNDACE em 2006. Em 2008 foi finalista do prêmio Empreendedor de Sucesso promovido pela revista PEGN e FGV. Em 2009 tornou-se professor honorário da Universidad Abierta Interamericana (Buenos Aires/ARG). Em 2013, ganhou o Prêmio Alexandrino Garcia do Grupo Algar na categoria Empreendedorismo pelo trabalho realizado na área de educação tecnológica. Em 2016 recebeu o prêmio ABSEG da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança. Desde 2011 é bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico do CNPq.

Downloads

Publicado

24-11-2018

Como Citar

Valerio Netto, A., & Petraroli Tateyama, A. G. (2018). Avaliação de tecnologia de telemonitoramento e biotelemetria para o cuidado híbrido para o idoso com condição crônica. Journal of Health Informatics, 10(4). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/602

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.