Modelagem de um sistema para o telemonitoramento de idosos com condição crônica baseado em biotelemetria

Autores

  • Antonio Valerio Netto CNPq
  • Alessandra Gallo Petraroli Virtual Monitor

Palavras-chave:

Doença crônica, Saúde do idoso, Tecnologia da informação, Telemedicina

Resumo

Objetivo: Artigo apresenta os resultados da aplicação de uma proposta de modelagem de uma plataforma baseada em biotelemetria que seja capaz de atuar na detecção dos pontos de intervenção ou níveis de aplicação das medidas preventivas do processo de saúde-doença do idoso com condição crônica. Método: Buscou-se encontrar meios de identificar situações fora de um padrão de normalidade já pré-definida que poderia estar causando algum tipo de risco ao bem-estar do idoso crônico e aumentar o seu engajamento diante de um tratamento médico. Esse idoso é acompanhado a distância por meio de um smartwatch ou smartphone. Esses medidores são capazes de medir informações fisiológicas, como hipertensão arterial e diabetes. Resultados: Foram modelados protocolos operacionais para nortear os parâmetros das medições e dar suporte ao autocuidado, além de aumentar a sensação de segurança desses idosos. Como consequência direta, houve melhora nos desfechos dos tratamentos. Conclusão: Entende-se que a implantação desse tipo de sistema pode diminuir a quantidade de idas ao pronto-socorro e de possíveis internações hospitalares, além de evitar a realização de exames médicos desnecessários. Como consequência, diminuir custos financeiros com os processos de saúde.

Biografia do Autor

Antonio Valerio Netto, CNPq

Doutor em computação e matemática computacional pela USP. Possui MBA em Marketing pela FUNDACE (FEA-RP/USP). É técnico em informática industrial pela ETEP, Bacharel em computação pela Universidade Federal de São Carlos e mestre em engenharia mecânica pela USP. Em 2001 foi pesquisador visitante na Universidade de Indiana (EUA). Trabalhou cinco anos na área de P&D da Opto Eletrônica S.A. e, posteriormente, dois anos como consultor de novas tecnologias da Debis Humaitá do grupo DaimlerChrysler e um ano na T-Systems, empresa do grupo Deutsche Telekom. Em 2003, fundou a Cientistas Desenvolvimento Tecnológico, empresa focada no desenvolvimento de sistemas computacionais para as áreas de Energia & Utilities e Segurança que em 2009 foi considerada pelo Sebrae SP uma das pequenas empresas mais inovadoras do estado de São Paulo. Em 2007, fundou a XBot, primeira empresa de robótica móvel do país para as áreas de educação, pesquisa e entretenimento, que em 2011 foi uma das vencedoras do prêmio nacional de empreendedorismo e em 2012 recebeu o Prêmio MPE Brasil Estadual São Paulo de destaque em boas práticas de responsabilidade social. É o atual diretor adjunto de tecnologia (DETEC) do CIESP. É avaliador ad-hoc do CNPq, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e Assessor Científico do Fundo Mackenzie de Pesquisa. Possui mais de 80 publicações entre livros, capítulos de livros, revistas e congressos internacionais e nacionais nas áreas de computação e engenharia. Possui oito pedidos de patentes e seis registros de marcas. Coordenou em torno de 15 projetos tecnológicos financiados pela FINEP, CNPq, FAPESP e empresas privadas nos últimos cinco anos. Recebeu diversos prêmios e menções honrosas, como a do Society of Automotive Engineer (SAE) Brasil 2001 - melhor artigo na categoria Projetos e de melhor aluno do MBA em Marketing da FUNDACE em 2006. Em 2008 foi finalista do prêmio Empreendedor de Sucesso promovido pela revista PEGN e FGV. Em 2009 tornou-se professor honorário da Universidad Abierta Interamericana (Buenos Aires/ARG). Em 2013, ganhou o Prêmio Alexandrino Garcia do Grupo Algar na categoria Empreendedorismo pelo trabalho realizado na área de educação tecnológica. Em 2016 recebeu o prêmio ABSEG da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança. Desde 2011 é bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico do CNPq.

Alessandra Gallo Petraroli, Virtual Monitor

Mestre em gestão da competitividade em saúde pela FGV com especialização em gestão hospitalar. Pesquisadora em gestão de saúde populacional (mHealth com foco em biotelemetria), empreendedora e educadora na área de gestão da inovação e design de serviços para a área da saúde. Experiência como executiva de gestão administrativa financeiras em instituições de saúde. Possui habilidades de raciocínio estratégico para definir planos de ação e liderar times multifuncionais. Possui experiência na capitação, mentoria e acompanhamento de em startups em diversos graus de maturidade, todas na área da saúde, sendo em duas delas co-fundadora. Orientação para resultado, foco em bom relacionamento interpessoal e aprendizado rápido completam o meu perfil. Fluência em Inglês e conhecimentos avançados em Espanhol.

Downloads

Publicado

30-03-2020

Como Citar

Valerio Netto, A., & Gallo Petraroli, A. (2020). Modelagem de um sistema para o telemonitoramento de idosos com condição crônica baseado em biotelemetria. Journal of Health Informatics, 12(1). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/691

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.