Vídeo como ferramenta de ensino em cursos de saúde

Authors

  • Laise da Luz Ramos Universidade Federal de Campina Grande
  • Andresa Costa Pereira Universidade Federal de Campina Grande
  • Marco Antônio Dias da Silva Universidade Federal de Campina Grande

Keywords:

Tecnologia da informação, Educação, Internet

Abstract

Objetivo: Os objetivos desse estudo foram avaliar se vídeos são oferecidos como ferramenta complementar de estudo nos sites de cursos de saúde da região Norte do Brasil e verificar como vídeos instrucionais oferecidos livremente no YouTube são utilizados pelos usuários. Método: Foi utilizada a pesquisa documental para verificar o oferecimento de vídeos instrucionais nos sites dos cursos de graduação em saúde. Em seguida, foram produzidos e publicados vídeos curtos e longos de histologia na plataforma YouTube. Resultados: Verificou-se que nenhum dos sites das instituições da região Norte possuía vídeos com conteúdo instrucional para auxiliar no estudo. Observou-se também que vídeos de até 300s retém os usuários 22% menos que vídeos de 60s. Conclusão: Conclui-se que os sites dos cursos de saúde da região Norte do Brasil não são utilizados para oferecimento de vídeos instrucionais, que existe grande interesse por vídeos instrucionais e que a forma de apresentação do conteúdo pode impactar no modo com que os usuários acessam os vídeos.

Author Biographies

Laise da Luz Ramos, Universidade Federal de Campina Grande

Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Patos(PB), Brasil.

Andresa Costa Pereira, Universidade Federal de Campina Grande

Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Patos(PB), Brasil.

Marco Antônio Dias da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Patos(PB), Brasil.

Published

2019-05-07

How to Cite

Ramos, L. da L., Pereira, A. C., & Dias da Silva, M. A. (2019). Vídeo como ferramenta de ensino em cursos de saúde. Journal of Health Informatics, 11(2). Retrieved from https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/601

Issue

Section

Original Articles

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)