Vídeo como ferramenta de ensino em cursos de saúde

Autores

  • Laise da Luz Ramos Universidade Federal de Campina Grande
  • Andresa Costa Pereira Universidade Federal de Campina Grande
  • Marco Antônio Dias da Silva Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Tecnologia da informação, Educação, Internet

Resumo

Objetivo: Os objetivos desse estudo foram avaliar se vídeos são oferecidos como ferramenta complementar de estudo nos sites de cursos de saúde da região Norte do Brasil e verificar como vídeos instrucionais oferecidos livremente no YouTube são utilizados pelos usuários. Método: Foi utilizada a pesquisa documental para verificar o oferecimento de vídeos instrucionais nos sites dos cursos de graduação em saúde. Em seguida, foram produzidos e publicados vídeos curtos e longos de histologia na plataforma YouTube. Resultados: Verificou-se que nenhum dos sites das instituições da região Norte possuía vídeos com conteúdo instrucional para auxiliar no estudo. Observou-se também que vídeos de até 300s retém os usuários 22% menos que vídeos de 60s. Conclusão: Conclui-se que os sites dos cursos de saúde da região Norte do Brasil não são utilizados para oferecimento de vídeos instrucionais, que existe grande interesse por vídeos instrucionais e que a forma de apresentação do conteúdo pode impactar no modo com que os usuários acessam os vídeos.

Biografia do Autor

Laise da Luz Ramos, Universidade Federal de Campina Grande

Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Patos(PB), Brasil.

Andresa Costa Pereira, Universidade Federal de Campina Grande

Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Patos(PB), Brasil.

Marco Antônio Dias da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Patos(PB), Brasil.

Downloads

Publicado

07-05-2019

Como Citar

Ramos, L. da L., Pereira, A. C., & Dias da Silva, M. A. (2019). Vídeo como ferramenta de ensino em cursos de saúde. Journal of Health Informatics, 11(2). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/601

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)