Educação em Informática em Saúde: competências para os profissionais da atenção primária à saúde

Autores

  • Vanessa Murta Rezende Ministério da Saúde
  • Heimar de Fátima Marin Hospital Sírio Libanês

Palavras-chave:

Educação Baseada em Competências, Informática Médica, Pessoal de Saúde

Resumo

Objetivo: Realizar revisão integrativa para identificar, na literatura, as competências em informática em saúde que estão sendo delineadas e para quais profissionais de saúde, a fim de se mapear estudos voltados aos profissionais de nível técnico e médio da Atenção Primária à Saúde. Método: Trata-se de revisão integrativa da literatura. Utilizou-se os descritores “Medical Informatics”, “Competency-Based Education” e a base de dados MEDLINE. Foram selecionados 11 estudos após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Resultados: Todos os trabalhos foram dedicados às competências em informática em saúde para os profissionais de nível superior. A iniciativa TIGER foi apontada como um modelo a ser utilizado para demais profissões de saúde. Conclusão: Ainda é incipiente a publicação de artigos científicos que trata das competências em informática em saúde para os profissionais de nível médio e técnico, bem como para os que atuam na área da atenção primária à saúde.

Biografia do Autor

Vanessa Murta Rezende, Ministério da Saúde

Doutora em Ciência da Informação, é Coordenadora-Geral de Ações Técnicas em Saúde no Departamento de Educação na Saúde do Ministério da Saúde.

Heimar de Fátima Marin, Hospital Sírio Libanês

Pós-doutora em Informática Clínica, pelo Center for Clinical Computing na Harvard Medical School, EUA e é Consultora Senior em Informática Clinica no Hospital Sírio Libanês.

Downloads

Publicado

30-11-2020

Como Citar

Rezende, V. M., & Marin, H. de F. (2020). Educação em Informática em Saúde: competências para os profissionais da atenção primária à saúde. Journal of Health Informatics, 12(4). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/765

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>