Tecnologias da informação e comunicação no sistema de saúde Português

Autores

  • Andreia Afonso de Matos Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa
  • Alexandre Morais Nunes Professor Auxiliar Convidado, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa Investigador Integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP)

Palavras-chave:

Sistemas de Informação, Sistemas de Saúde, Inovação Organizacional

Resumo

O Estado português passou por um processo de modernização, para dar resposta às exigências da sociedade dos tempos modernos. Uma das opções estratégicas prioritárias foi a introdução das novas tecnologias de informação e comunicação no setor da saúde (eHealth). Neste artigo, através do método da revisão da literatura e da análise documental, pretendeu-se dar resposta à seguinte questão: “De que forma a eHealth contribui para a melhoria do sistema de saúde e da sua sustentabilidade financeira?” Como resultado desta análise, pode referir-se que as aplicações de eHealth têm dado largos avanços, perspectivando-se um permanente desenvolvimento tecnológico. O acesso à informação contribui para o aumento da transparência e da difusão do benchmarking, o que possibilita, neste setor, uma melhoria na prestação de contas e no combate à fraude. Este fato permite uma melhor utilização dos recursos, o que torna o sistema mais eficiente e financeiramente sustentável.

Biografia do Autor

Andreia Afonso de Matos, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa

Doutoranda em Administração da Saúde

Alexandre Morais Nunes, Professor Auxiliar Convidado, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa Investigador Integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP)

Professor Auxiliar Convidado, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa

Investigador Integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP)

 

Downloads

Publicado

18-02-2018

Como Citar

Matos, A. A. de, & Nunes, A. M. (2018). Tecnologias da informação e comunicação no sistema de saúde Português. Journal of Health Informatics, 10(1). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/571

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.