Prospección de Cursos en Salud Digital en Brasil

Autores/as

  • Luzineide de Jesus Bezerra Modesto Universidade Federal de Goiás
  • Cláudia Alfaia Pureza Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Juliano de Souza Gaspar Universidade Federal de Goiás
  • Aline Ferlini Universidade Federal de Minas Gerais
  • Andréia Cristina de Souza Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS)
  • Robson Willian de Melo Matos Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS)
  • Thais Lucena de Oliveira Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS)
  • Gabriella Nunes Neves Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS)
  • Juliana Pereira de Souza Zinader Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS)
  • Renata Dutra Braga Universidade Federal de Goiás
  • Silvana de Lima Vieira dos Santos Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.59681/2175-4411.v15.iEspecial.2023.1098

Palabras clave:

telemedicina, educación, tecnología de la información

Resumen

Introducción: Entre las 7 (siete) prioridades para la implementación de la Visión de Salud Digital, presentes en el documento de la Estrategia de Salud Digital para Brasil 2020-2028, la prioridad 5 incluye la Formación y Calificación de Recursos Humanos con perfil adecuado para ejecutar la Acciones de Salud Digital. Objetivo: Identificar ofertas de formación y capacitación en Informática en Salud, así como cursos cortos y educación permanente y continua en Salud Digital por parte de Instituciones de Educación Superior e institutos técnicos públicos y privados de Brasil. Método: Las búsquedas se realizaron en bases de datos de artículos científicos, sitios web gubernamentales e Instituciones de Educación Superior. Resultados: Las acciones ofrecidas por las Instituciones de Educación Superior relacionadas total o parcialmente con la Salud Digital se agruparon en 25 cursos cortos, 12 asignaturas, 5 cursos de grado, 17 cursos de posgrado lato sensu y 10 cursos stricto sensu. Conclusión: Es necesario estandarizar y mejorar la calidad de los cursos de Informática en Salud que se ofrecen en el país.

Biografía del autor/a

Luzineide de Jesus Bezerra Modesto, Universidade Federal de Goiás

Especialização em Saúde Digital da Universidade Federal de Goiás (GO), Brasil.

Cláudia Alfaia Pureza Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Especialização em Saúde Digital da Universidade Federal de Goiás (GO), Brasil.

Juliano de Souza Gaspar, Universidade Federal de Goiás

Especialização em Saúde Digital da Universidade Federal de Goiás (GO), Brasil. Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, BH, (MG), Brasil.

Aline Ferlini, Universidade Federal de Minas Gerais

Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, BH, (MG), Brasil.

Andréia Cristina de Souza, Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS)

Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS) - Brasília,(DF), Brasil.

Robson Willian de Melo Matos, Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS)

Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS) - Brasília,(DF), Brasil.

Thais Lucena de Oliveira, Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS)

Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS) - Brasília,(DF), Brasil.

Gabriella Nunes Neves, Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS)

Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS) - Brasília,(DF), Brasil.

Juliana Pereira de Souza Zinader, Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS)

Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS) - Brasília,(DF), Brasil.

Renata Dutra Braga, Universidade Federal de Goiás

Especialização em Saúde Digital da Universidade Federal de Goiás (GO), Brasil.

Silvana de Lima Vieira dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Especialização em Saúde Digital da Universidade Federal de Goiás (GO), Brasil.

Citas

Brasil. Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 [Internet]. 1o ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2020. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategia_saude_digital_Brasil.pdf

World Health Organization. Global strategy on digital health 2020-2025 [Internet]. Geneva: World Health Organization; 2021 [citado 24 de junho de 2022]. 44 p. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/344249

Brasil. Portaria GM/MS No 1.768, de 30 de julho de 2021 - Dispõe sobre a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS) [Internet]. Ministério da Saúde; 2021 [citado 13 de maio de 2022]. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-1.768-de-30-de-julho-de-2021-335472332

Zara (org. ) AL de SA, Lucena (org. ) FN de, Ribeiro-Rotta (org. ) RF, Braga (org. ) RD, Amaral (org. ) RG, Pedrosa (org. ) SM, et al. Trajetória da saúde digital no Brasil [Internet]. Cegraf UFG; 2021 [citado 8 de setembro de 2022]. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19727

Brasil. 1o Relatório de Monitoramento e Avaliação da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 [Internet]. 1o ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2021. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relatorio_monitoramento_estrategia_saude_digital.pdf

CONEP. Resolução No 510, de 07 de abril de 2016. [Internet]. CONEP; 2016 [citado 12 de setembro de 2021]. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

Plataforma Sucupira [Internet]. [citado 11 de novembro de 2022]. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoRegiao.jsf

CONASEMS. SUS oferece microcursos do Programa Educacional em Saúde Digital - CONASEMS [Internet]. 2021 [citado 8 de setembro de 2022]. Disponível em: https://www.conasems.org.br/sus-oferece-microcursos-do-programa-educacional-em-saude-digital/

Colicchio TK. Introdução à Informática em Saúde - Fundamentos, Aplicações e Lições Aprendidas com a Informatização do Sistema de Saúde Americano. 1a edição. Artmed; 2020.

Hers W, Biagioli F, Scholl G, Mohan V, Kassakian S, Kerns S. Das competências à competência: modelo, abordagem e lições aprendidas com a implementação de um currículo de informática clínica para estudantes de medicina. Amsterdã: Elsevier; 2017.

Walpole S, Banerjee A, Taylor P. Health informatics in UK medical education: a survey of current practice. Future Healthc J. junho de 2017;4(Suppl 2):s24.

Ammenwerth E, Rigby M. Evidence-Based Health Informatics: Promoting Safety and Efficiency Through Scientific Methods and Ethical Policy. IOS Press; 2016. 388 p.

UFG. Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Digital da Universidade Federal de Goiás (UFG) [Internet]. [citado 8 de setembro de 2022]. Disponível em: https://especializacao.cgis.ufg.br/p/home

Publicado

2023-07-20

Cómo citar

Modesto, L. de J. B., Oliveira, C. A. P., Gaspar, J. de S., Ferlini, A., Souza, A. C. de, Matos, R. W. de M., … Santos, S. de L. V. dos. (2023). Prospección de Cursos en Salud Digital en Brasil. Journal of Health Informatics, 15(Especial). https://doi.org/10.59681/2175-4411.v15.iEspecial.2023.1098

Artículos similares

<< < 9 10 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>