Prospecção de Cursos em Saúde Digital no Brasil

Autores

  • Luzineide de Jesus Bezerra Modesto Universidade Federal de Goiás
  • Cláudia Alfaia Pureza Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Juliano de Souza Gaspar Universidade Federal de Goiás
  • Aline Ferlini Universidade Federal de Minas Gerais
  • Andréia Cristina de Souza Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS)
  • Robson Willian de Melo Matos Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS)
  • Thais Lucena de Oliveira Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS)
  • Gabriella Nunes Neves Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS)
  • Juliana Pereira de Souza Zinader Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS)
  • Renata Dutra Braga Universidade Federal de Goiás
  • Silvana de Lima Vieira dos Santos Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.59681/2175-4411.v15.iEspecial.2023.1098

Palavras-chave:

telemedicina, educação, tecnologia da informação

Resumo

Introdução: Dentre as 7 (sete) prioridades para a implementação da Visão de Saúde Digital, presentes no documento da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028, a prioridade 5 contempla a Formação e Capacitação de Recursos Humanos com perfil adequado para executar as ações de Saúde Digital. Objetivo: Identificar ofertas de formação e capacitação em Informática em Saúde, bem como cursos de curta duração e educação permanente e continuada em Saúde Digital por Instituições de Ensino Superior públicas e privadas e institutos técnicos no Brasil. Método: As buscas foram realizadas em bases de artigos científicos, sites governamentais e de Instituições de Ensino Superior. Resultados: As ações ofertadas por Instituições de Ensino Superior relacionados completam ou parcialmente à Saúde Digital foram agrupadas em 25 cursos de curta duração, 12 disciplinas, 5 cursos de graduação, 17 cursos de pós-graduação lato sensu e 10 cursos stricto sensu. Conclusão: Faz-se necessário a padronização e aprimoramento da qualidade dos cursos de Informática em Saúde ofertados no país.

Biografia do Autor

Luzineide de Jesus Bezerra Modesto, Universidade Federal de Goiás

Especialização em Saúde Digital da Universidade Federal de Goiás (GO), Brasil.

Cláudia Alfaia Pureza Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Especialização em Saúde Digital da Universidade Federal de Goiás (GO), Brasil.

Juliano de Souza Gaspar, Universidade Federal de Goiás

Especialização em Saúde Digital da Universidade Federal de Goiás (GO), Brasil. Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, BH, (MG), Brasil.

Aline Ferlini, Universidade Federal de Minas Gerais

Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, BH, (MG), Brasil.

Andréia Cristina de Souza, Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS)

Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS) - Brasília,(DF), Brasil.

Robson Willian de Melo Matos, Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS)

Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS) - Brasília,(DF), Brasil.

Thais Lucena de Oliveira, Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS)

Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS) - Brasília,(DF), Brasil.

Gabriella Nunes Neves, Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS)

Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS) - Brasília,(DF), Brasil.

Juliana Pereira de Souza Zinader, Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS)

Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS) - Brasília,(DF), Brasil.

Renata Dutra Braga, Universidade Federal de Goiás

Especialização em Saúde Digital da Universidade Federal de Goiás (GO), Brasil.

Silvana de Lima Vieira dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Especialização em Saúde Digital da Universidade Federal de Goiás (GO), Brasil.

Referências

Brasil. Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 [Internet]. 1o ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2020. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategia_saude_digital_Brasil.pdf

World Health Organization. Global strategy on digital health 2020-2025 [Internet]. Geneva: World Health Organization; 2021 [citado 24 de junho de 2022]. 44 p. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/344249

Brasil. Portaria GM/MS No 1.768, de 30 de julho de 2021 - Dispõe sobre a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS) [Internet]. Ministério da Saúde; 2021 [citado 13 de maio de 2022]. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-1.768-de-30-de-julho-de-2021-335472332

Zara (org. ) AL de SA, Lucena (org. ) FN de, Ribeiro-Rotta (org. ) RF, Braga (org. ) RD, Amaral (org. ) RG, Pedrosa (org. ) SM, et al. Trajetória da saúde digital no Brasil [Internet]. Cegraf UFG; 2021 [citado 8 de setembro de 2022]. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19727

Brasil. 1o Relatório de Monitoramento e Avaliação da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 [Internet]. 1o ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2021. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relatorio_monitoramento_estrategia_saude_digital.pdf

CONEP. Resolução No 510, de 07 de abril de 2016. [Internet]. CONEP; 2016 [citado 12 de setembro de 2021]. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

Plataforma Sucupira [Internet]. [citado 11 de novembro de 2022]. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoRegiao.jsf

CONASEMS. SUS oferece microcursos do Programa Educacional em Saúde Digital - CONASEMS [Internet]. 2021 [citado 8 de setembro de 2022]. Disponível em: https://www.conasems.org.br/sus-oferece-microcursos-do-programa-educacional-em-saude-digital/

Colicchio TK. Introdução à Informática em Saúde - Fundamentos, Aplicações e Lições Aprendidas com a Informatização do Sistema de Saúde Americano. 1a edição. Artmed; 2020.

Hers W, Biagioli F, Scholl G, Mohan V, Kassakian S, Kerns S. Das competências à competência: modelo, abordagem e lições aprendidas com a implementação de um currículo de informática clínica para estudantes de medicina. Amsterdã: Elsevier; 2017.

Walpole S, Banerjee A, Taylor P. Health informatics in UK medical education: a survey of current practice. Future Healthc J. junho de 2017;4(Suppl 2):s24.

Ammenwerth E, Rigby M. Evidence-Based Health Informatics: Promoting Safety and Efficiency Through Scientific Methods and Ethical Policy. IOS Press; 2016. 388 p.

UFG. Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Digital da Universidade Federal de Goiás (UFG) [Internet]. [citado 8 de setembro de 2022]. Disponível em: https://especializacao.cgis.ufg.br/p/home

Downloads

Publicado

20-07-2023

Como Citar

Modesto, L. de J. B., Oliveira, C. A. P., Gaspar, J. de S., Ferlini, A., Souza, A. C. de, Matos, R. W. de M., … Santos, S. de L. V. dos. (2023). Prospecção de Cursos em Saúde Digital no Brasil. Journal of Health Informatics, 15(Especial). https://doi.org/10.59681/2175-4411.v15.iEspecial.2023.1098

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2