Registro Eletrônico em Saúde Interoperável: os desafios do padrão OpenEHR

Autores

  • Renata Dutra Braga Universidade Federal de São Paulo
  • Fábio Nogueira de Lucena Universidade Federal de São Paulo
  • Plínio de Sá Leitão-Júnior Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Registros Eletrônicos de Saúde, Semântica, Troca de Informações

Resumo

Objetivo: Investigar as evidências disponíveis na literatura sobre os desafios do OpenEHR para a definição semântica das informações contidas em um registro eletrônico em saúde. Método: Estudo observacional e longitudinal de revisão integrativa. Utilizaram-se as bases de dados IEEEXplore, LILACS, PubMed, SciELO e The ACM Digital Library. Estabeleceram-se como descritores: Registro Eletrônico em Saúde, Interoperabilidade Semântica, Experiência e Desafios com o OpenEHR. Resultados: Foram selecionados dez artigos. Identificaram-se como desafios: definir corretamente os arquétipos (perspectiva técnica e semântica). Isso exige o estabelecimento de uma comunidade de profissionais de saúde aptos a modelarem arquétipos, mantendo o consenso clínico multiprofissional e o nível de granularidade que necessitam. Conclusão: Mesmo com desafios, ainda há um consenso mundial sobre o uso da modelagem em dois níveis para atingir o nível de interoperabilidade ideal e, neste caso, os arquétipos são considerados a base essencial que garantirá o significado preciso da informação que será interoperada.

Biografia do Autor

Renata Dutra Braga, Universidade Federal de São Paulo

Especialista em Informática em Saúde, Universidade Aberta do Brasil (UAB) / Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Fábio Nogueira de Lucena, Universidade Federal de São Paulo

Especialista em Informática em Saúde, Universidade Aberta do Brasil (UAB) / Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Plínio de Sá Leitão-Júnior, Universidade Federal de São Paulo

Especialista em Informática em Saúde, Universidade Aberta do Brasil (UAB) / Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Downloads

Publicado

22-08-2016

Como Citar

Braga, R. D., Lucena, F. N. de, & Leitão-Júnior, P. de S. (2016). Registro Eletrônico em Saúde Interoperável: os desafios do padrão OpenEHR. Journal of Health Informatics, 8(3). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/405

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)