Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) na Educação Médica: benefícios e preocupações

Autores/as

  • Ana Maria Pereira Rangel Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Miriam Struchiner Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Registro Eletrônico do Paciente, Educação Médica, Tecnologia de Informação em Saúde

Resumen

Objetivo: Este artigo busca identificar quais os principais benefícios e as preocupações com o uso do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) na educação médica. Método: Utilizou-se uma revisão sistemática da literatura em periódicos dos Portais CAPES e BVS, publicados entre 2009-2019. Resultados: Os principais benefícios estão relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, com a facilidade e rapidez de acesso às informações dos pacientes que têm contribuído para o desenvolvimento do raciocínio clínico e o feedback dos preceptores sob as informações inseridas pelos alunos no PEP. A maior parte das preocupações está relacionada a questões institucionais com infraestrutura de tecnologia da informação e custos com licenças de uso do PEP pelos discentes. Conclusão: Este estudo apresenta aspectos do PEP que podem contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades clínicas nos discentes, quando utilizam a plataforma digital nas unidades de prática clínica.

Biografía del autor/a

Ana Maria Pereira Rangel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Analista de Tecnologia da Informação - Coordenação de Informática e Redes (CIR) - Hospital Universitário Clementino Fraga FIlho - UFRJ

Miriam Struchiner, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Titular do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Publicado

2021-06-10

Cómo citar

Rangel, A. M. P., & Struchiner, M. (2021). Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) na Educação Médica: benefícios e preocupações. Journal of Health Informatics, 13(2). Recuperado a partir de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/798

Número

Sección

Revisión

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