Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) na Educação Médica: benefícios e preocupações

Autores

  • Ana Maria Pereira Rangel Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Miriam Struchiner Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Registro Eletrônico do Paciente, Educação Médica, Tecnologia de Informação em Saúde

Resumo

Objetivo: Este artigo busca identificar quais os principais benefícios e as preocupações com o uso do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) na educação médica. Método: Utilizou-se uma revisão sistemática da literatura em periódicos dos Portais CAPES e BVS, publicados entre 2009-2019. Resultados: Os principais benefícios estão relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, com a facilidade e rapidez de acesso às informações dos pacientes que têm contribuído para o desenvolvimento do raciocínio clínico e o feedback dos preceptores sob as informações inseridas pelos alunos no PEP. A maior parte das preocupações está relacionada a questões institucionais com infraestrutura de tecnologia da informação e custos com licenças de uso do PEP pelos discentes. Conclusão: Este estudo apresenta aspectos do PEP que podem contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades clínicas nos discentes, quando utilizam a plataforma digital nas unidades de prática clínica.

Biografia do Autor

Ana Maria Pereira Rangel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Analista de Tecnologia da Informação - Coordenação de Informática e Redes (CIR) - Hospital Universitário Clementino Fraga FIlho - UFRJ

Miriam Struchiner, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Titular do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

10-06-2021

Como Citar

Rangel, A. M. P., & Struchiner, M. (2021). Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) na Educação Médica: benefícios e preocupações. Journal of Health Informatics, 13(2). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/798

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos Semelhantes

<< < 19 20 21 22 23 24 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.