Avaliação de um assistente virtual inteligente (chatbot) no procedimento de ressuscitação cardiopulmonar

Autores

  • Lucas Andrada Carrazzoni Goes Universidade Federal de Pernambuco
  • João Vitor de Amorim Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Amadeu Sá de Campos Filho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1256

Palavras-chave:

Educação em saúde, Inteligência Artificial, Ressuscitação Cardiopulmonar

Resumo

Objetivo: Avaliar um chatbot para auxiliar na aprendizagem no Procedimento de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). Métodos: Estudo transversal, prospectivo, analítico e observacional. A validação ocorreu mediante avaliação por especialistas, utilizando-se o Índice de Validação de Conteúdo (IVC) e o método de Delphi. A validação pelo usuário final ocorreu através das avaliações de usabilidade, que utilizou o instrumento Single Ease Question, o protocolo System Usability Scale e experiência do usuário, na qual foi utilizado o User Experience Questionnaire. Resultados: Os especialistas validaram o conteúdo do chatbot por notas atribuídas a alguns quesitos, com a média do IVC de 0,942. A eficiência relativa geral calculada foi 90,80% e a satisfação alcançou resultados excelentes, com pontuação de 80,875 no SUS. Conclusões: Houve elevado grau de concordância entre os profissionais, bom incremento no conhecimento dos usuários sobre RCP e poucas dificuldades no uso do chatbot, apesar de fatores limitantes.

Referências

Hoermann S, McCabe KL, Milne DN, Calvo RA. Application of Synchronous Text-Based Dialogue Systems in Mental Health Interventions: Systematic Review. J Med Internet Res [Internet]. 1o de agosto de 2017 [citado 29 de janeiro de 2024];19(8). Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28784594/ DOI: https://doi.org/10.2196/jmir.7023

Rocha JSY. Uso de tecnologias da informação e comunicação na educação em saúde. Medicina (Ribeirão Preto). 2015;48(3):214–23. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p214-223

De Campos Filho AS, Vasconcelos Cursino JR, Do Nascimento JWA, De Souza RR, Da Silva Lima Roque G, De Souza Cavalcanti AR. Content and Usability Validation of an Intelligent Virtual Conversation Assistant Used for Virtual Triage During the COVID-19 Pandemic in Brazil. Comput Inform Nurs [Internet]. 2 de novembro de 2022 [citado 29 de janeiro de 2024];40(11):779–85. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35234699/ DOI: https://doi.org/10.1097/CIN.0000000000000884

Holmes S, Moorhead A, Bond R, Zheng H, Coates V, Mctear M. Usability testing of a healthcare chatbot: Can we use conventional methods to assess conversational user interfaces? Em: Proceedings of the 31st European Conference on Cognitive Ergonomics [Internet]. New York, NY, USA: Association for Computing Machinery; 2019. p. 207–14. (ECCE ’19). Disponível em: https://doi.org/10.1145/3335082.3335094 DOI: https://doi.org/10.1145/3335082.3335094

Clarck DE. R A Cowley, the “Golden Hour,” the “Momentary Pause,” and the “Third Space” - PubMed. Am Surg [Internet]. 1o de dezembro de 2017 [citado 29 de janeiro de 2024];83(12):1401–6. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29336762/ DOI: https://doi.org/10.1177/000313481708301226

Pasquali L. Psicometria: Teoria dos testes na psicologia e na educação. São Paulo; 2013.

ISO 9241-11:2018(en), Ergonomics of human-system interaction — Part 11: Usability: Definitions and concepts [Internet]. [citado 28 de agosto de 2022]. Disponível em: https://www.iso.org/obp/ui/#iso:std:iso:9241:-11:ed-2:v1:en

Laugwitz B, Held T, Schrepp M. Construction and evaluation of a user experience questionnaire. Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics) [Internet]. 2008 [citado 29 de janeiro de 2024];5298 LNCS:63–76. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-540-89350-9_6 DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-540-89350-9_6

Coluci MZO, Alexandre NMC, Milani D. Construção de instrumentos de medida na área da saúde. Cien Saude Colet [Internet]. março de 2015 [citado 29 de janeiro de 2024];20(3):925–36. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000300925&lng=pt&tlng=pt DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232015203.04332013

Lynn MR. Determination and quantification of content validity. 1986 [citado 29 de janeiro de 2024];35(6):382–5. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/3640358/ DOI: https://doi.org/10.1097/00006199-198611000-00017

Grant JS, Davis LL. Selection and use of content experts for instrument development. Res Nurs Health [Internet]. junho de 1997 [citado 29 de janeiro de 2024];20(3):269–74. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/(SICI)1098-240X(199706)20:3<269::AID-NUR9>3.0.CO;2-G DOI: https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-240X(199706)20:3<269::AID-NUR9>3.0.CO;2-G

Merchant RM, Topjian AA, Panchal AR, Cheng A, Aziz K, Berg KM, et al. Part 1: Executive Summary: 2020 American Heart Association Guidelines for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care. Circulation [Internet]. 20 de outubro de 2020 [citado 29 de janeiro de 2024];142(2):S337–57. Disponível em: https://www.ahajournals.org/doi/abs/10.1161/CIR.0000000000000918 DOI: https://doi.org/10.1161/CIR.0000000000000918

Downloads

Publicado

19-11-2024

Como Citar

Goes, L. A. C., Silva, J. V. de A., & de Campos Filho, A. S. (2024). Avaliação de um assistente virtual inteligente (chatbot) no procedimento de ressuscitação cardiopulmonar. Journal of Health Informatics, 16(Especial). https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1256

Artigos Semelhantes

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)